Sócrates anuncia 400 novas creches para reforçar Estado social

Sócrates anuncia 400 novas creches para reforçar Estado social

 

Lusa / AO online   Nacional   9 de Jan de 2010, 11:55

O primeiro-ministro apontou hoje a construção de 400 creches no país, com capacidade para 18 mil crianças até aos três anos, como exemplo do investimento governativo num "novo Estado social".

“Temos que criar, como obrigação do Estado, uma rede de infra-estruturas capazes de assegurar aos jovens casais que podem ter os filhos que quiserem porque encontrarão, nas suas localidades, infra-estruturas onde podem deixar os seus filhos enquanto trabalham”, sublinhou José Sócrates.

O líder do Governo falava no Bombarral após a cerimónia de lançamento da primeira pedra da reconstrução e ampliação da creche do Centro Social Paroquial da localidade, com a qual iniciou, no distrito de Leiria, o primeiro “Governo Presente” da legislatura.

“Começo esta visita acompanhado dos diferentes membros do Governo, justamente para dizer aos portugueses a importância que têm as creches para servirem as jovens famílias”, mas também “a importância para dotar o país de uma rede moderna de guarda de crianças, e a importância para criar mais emprego”, afirmou.

O primeiro-ministro salientou “o progresso absolutamente extraordinário” ao nível do reforço do número de lugares em creches no distrito de Leiria, onde ao abrigo do programa Pares serão construídas 19 novas creches que, criando dois mil novos lugares, permitindo criar “840 postos de trabalho na construção” e 630 empregos permanentes, adiantou.

“Em apenas cinco anos teremos passado de cerca de três mil lugares em creches no distrito de Leiria para cinco mil lugares”, especificou Sócrates, recordando que em 2004 o distrito “tinha sensivelmente uma cobertura de 20 por centro, e no final desde programa terá um cobertura de 37,5 por cento”, ultrapassando o objectivo Europeu de atingir uma cobertura de 33 por cento em todos os países membros.

A visita ao Distrito de Leiria, no âmbito do “Governo Presente”, prossegue durante a manhã com a inauguração de uma nova creche em Peniche.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.