Açoriano Oriental
Sociedade de Gestão Ambiental tem dívida de 6,3 ME
A presidente do conselho de administração da Sociedade de Gestão Ambiental e Conservação da Natureza (Azorina), nos Açores, informou hoje que a atual dívida bancária da empresa pública é de 6,3 milhões de euros.
Sociedade de Gestão Ambiental tem dívida de 6,3 ME

Autor: Lusa/AO Online

“O grosso desse valor tem a ver com o empréstimo que foi feito para aquisição de terrenos (nas Furnas) pela SPRA. (…) Herdámos o empréstimo, que está a ser pago”, afirmou Andrea Porteiro à agência Lusa, após audição na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa dos Açores, em Ponta Delgada, para recondução no cargo por mais três anos.

A Região Autónoma dos Açores detém 100% do capital social da Azorina, empresa criada em 2010 e que dois anos depois se fundiu com SPRA-Açores e Arena, todas ligadas à proteção e gestão ambiental.

Esta sociedade de gestão ambiental, com 112 funcionários e património avaliado em 19 milhões de euros, é responsável pelos centros de interpretação ambiental nos Açores, ecotecas e parque naturais de ilha, tendo ainda a seu cargo a gestão de áreas protegidas e desde 2014 a fileira florestal.

Aos deputados, Andrea Porteiro, convidada pelo Governo Regional para cumprir o seu terceiro mandato à frente da Azorina, referiu que apesar dos resultados líquidos negativos da ordem dos 637 mil euros, a receita comercial tem vindo a crescer, fruto dos resultados alcançados nas bilheteiras, lojas e bares.

“Estivemos a fazer a análise da receita a novembro (2015), porque ainda não fechámos dezembro e, relativamente ao mês homólogo (2014), subimos 15% em termos de receita comercial”, referiu Andrea Porteiro, acrescentando que “a aposta tem sido melhorar os serviços e aumentar as receitas, algo que tem ocorrido”.

Atualmente, a Azorina gere 16 centros de interpretação ambiental, dispersos pelas nove ilhas dos Açores, e conta ainda este ano inaugurar mais três centros, alargando a sua rede para 19 espaços.

“Está em obra a casa dos fósseis, em Santa Maria, está em projeto a ser trabalhado a casa dos vulcões no Pico, bem como o orquidário do Faial”, disse Andrea Porteiro, revelando que o centro dos Capelinhos, no Faial, é o mais caro da atual rede, dada toda a tecnologia de ponta que possui, sem revelar valores.

Segundo a administradora, a forma como estava organizada a contabilidade em 2015 não permitia dizer de forma imediata o custo de cada um dos centros, mas a forma de registo será alterada em 2016.

O Plano e Orçamento dos Açores, aprovado em novembro de 2015 no parlamento regional, reserva uma verba de 2,4 milhões de euros para financiar os centros de interpretação ambiental.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados