Açoriano Oriental
Sobe para 27 número de alunos de escola dos Açores enviados para casa devido a surto de sarna
O número de alunos da Escola secundária da Lagoa, na ilha de São Miguel, que estão em casa devido a um surto de sarna subiu para 27, disse à Lusa o delegado de saúde local.
Sobe para 27 número de alunos de escola dos Açores enviados para casa devido a surto de sarna

Autor: Lusa/AO Online

Paulo Margato explicou que depois de ter sido feito hoje à tarde um controlo a todos os alunos de uma turma do 8.º ano, onde na terça-feira tinha sido diagnosticado um caso de sarna, as autoridades decidiram enviar mais sete alunos para casa, por precaução.

Os restantes são uma turma do 9.º ano, onde foram diagnosticados alguns casos, estando todos em casa também por precaução.

O delegado de saúde da Lagoa reitera que "não há motivo para alarme", sendo que, por precaução, colocou um "gabinete avançado de saúde" em funcionamento na escola, que ali ficará até se considerar necessário.

"Quero realçar sobretudo que não há qualquer tipo de razão para alarme, está a ser desenvolvido um trabalho em conjunto com a própria segurança social, para a verificação também ao domicílio do cumprimento das indicações dadas pelos clínicos. Na escola foi montado um gabinete avançado, com uma enfermeira e um médico, para poder dar todo o aconselhamento necessário às famílias e poder medicar novos casos, caso eles apareçam", tinha já dito anteriormente Paulo Margato à agência Lusa.

Os 27 alunos sinalizados, 19 de uma turma do 9.º ano e oito de uma do 8.º, devem ficar em casa até, pelo menos, à próxima sexta-feira, dia em que voltam ao centro de saúde da Lagoa para fazer nova avaliação.

O presidente do conselho executivo da Escola Secundária da Lagoa já garantiu que esta foi a primeira vez que se verificou um surto de sarna na escola, embora noutros anos tenha já havido casos pontuais, mas espera que a situação fique sanada esta semana.

"Nós estamos em crer que vamos conseguir debelar esta situação porque há um período de cinco dias para, digamos, matar este bichinho que anda por aí", afirmou Alexandre Oliveira.

A sarna é provocada por um ácaro que se aloja na pele e transmite-se através do contacto físico ou através da roupa, sendo os sintomas mais frequentes a comichão.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados