Açoriano Oriental
Soares aplaudido de pé em cerimónia de homenagem ao seu I Governo Constitucional
O antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares foi hoje aplaudido de pé ao chegar à cerimónia de homenagem ao I Governo Constitucional, que chefiou há 40 anos, na sequência das primeiras legislativas em democracia.
Soares aplaudido de pé em cerimónia de homenagem ao seu I Governo Constitucional

Autor: AO/Lusa

 

Mário Soares saiu da residência oficial do primeiro-ministro para os jardins do Palácio de São Bento, em Lisboa, de braço dado com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao seu lado, estavam o chefe do Governo, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

O fundador do PS e antigo primeiro-ministro e chefe de Estado, que está com 91 anos, não comparecia numa iniciativa pública há oito meses, desde 22 de novembro do ano passado, quando participou num almoço de solidariedade para com o antigo primeiro-ministro José Sócrates, na antiga Feira Industrial de Lisboa (FIL).

Esta cerimónia de homenagem a Mário Soares e ao I Governo Constitucional – que tomou posse há precisamente 40 anos, a 23 de julho de 1976, e esteve em funções até 23 de janeiro de 1978 – foi organizada pelo atual executivo e teve início pelas 18:30, perante cerca de 250 convidados.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi-se embora logo depois, tendo sido acompanhado até à saída do palácio pelo primeiro-ministro, António Costa.

Mário Soares assistiu à cerimónia sentado num cadeirão no lado esquerdo do alpendre do palácio. Em seu redor sentaram-se a filha, Isabel, o filho, João, a nora, Annick Burhenne, o neto, Jonas, e o antigo deputado Carlos Luís.

No lado direito do alpendre, sentaram-se António Costa, o antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão e o jurista e gestor Rui Vilar, que foi ministro dos Transportes e Comunicações do I Governo Constitucional, os três oradores desta cerimónia.

Dos outros antigos presidentes da República, só António Ramalho Eanes compareceu nesta cerimónia. Aníbal Cavaco Silva informou que não poderia estar presente e Jorge Sampaio faltou por motivos de saúde, segundo fonte do Governo.

Dos antigos primeiros-ministros, estiveram Balsemão, Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho. António Guterres, candidato a secretário-geral das Nações Unidas, encontra-se na Índia e Durão Barroso informou que não podia estar presente por razões familiares, adiantou a mesma fonte.

Entre os convidados, estavam membros dos antigos governos chefiados por Mário Soares e membros do atual Governo e deputados.

No final dos discursos, Mário Soares recebeu cumprimentos de António Costa, de Ramalho Eanes, de Passos Coelho, de Santana Lopes e do histórico socialista Manuel Alegre, entre outros, saudando cada um deles com um abraço caloroso.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados