Açoriano Oriental
SNS poupa 15 milhões com catálogo de serviços partilhados
As instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pouparam cerca de 15 milhões de euros em nove meses na compra de medicamentos e dispositivos médicos ao utilizarem o catálogo de aprovisionamento dos serviços partilhados da saúde.
SNS poupa 15 milhões com catálogo de serviços partilhados

Autor: Lusa/AO Online

O Catálogo de Aprovisionamento Público da Saúde é um instrumento que tem como objetivo disponibilizar os fármacos e dispositivos médicos aos melhores preços, tentando facilitar a compra aos hospitais e outras unidades do SNS.

Segundo dados oficiais fornecidos à agência Lusa, através do catálogo de compras, durante o último trimestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, o SNS conseguiu uma poupança estimada de 15 milhões de euros num total de 45 concursos públicos.

Como exemplo, a doxorrubicina, fármaco usado no tratamento do cancro, que era comprado a 95 euros conseguiu ser adquirido a 21 euros, uma poupança de quase 80%.

Aliás, segundo os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) as poupanças com mais destaque são na área oncológica e também na das soluções aquosas, como soros.

O balanço do primeiro semestre de 2012 mostrou ainda que o tempo médio entre a abertura de um concurso e a sua adjudicação é de 89 dias úteis.

Os SPMS existem desde 2010 para promover a eficácia nas organizações ligadas ao SNS, conseguindo poupanças na compra de medicamentosm, equipamentos e de serviços terapêuticos privados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados