Açoriano Oriental
Situação na faixa de Gaza requer solução sustentável de dois Estados
A chefe da diplomacia europeia disse esta segunda-feira , em Bruxelas, que a violência na faixa de Gaza demonstra a necessidade de se encontrar "uma solução sustentável a longo prazo", de dois Estados, que leve a paz à região.
Situação na faixa de Gaza requer solução sustentável de dois Estados

Autor: Lusa/AO online

Catherine Ashton, que falava à entrada de uma reunião dos chefes de diplomacia dos 27, reiterou profunda preocupação com a perda de vidas, e disse ser necessário “prevenir os ataques de ‘rockets’ a que se tem assistido, e trazer segurança e paz às pessoas daquela região”.

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros afirmou que a posição europeia enquadra-se “naquilo que a UE tem consistentemente defendido”, de “uma solução de dois Estados” que ponha fim ao conflito entre israelitas e palestinianos.

Só no domingo, 31 palestinianos morreram na sequência de ataques israelitas, naquele que foi o dia mais mortífero da ofensiva israelita.

Desde o arranque, na quarta-feira, da ofensiva israelita contra Gaza, como “resposta” ao lançamento de foguestes pelo Hamas contra território de Israel, 83 pessoas morreram, incluindo 80 palestinianos, a maioria dos quais civis, e três israelitas.

Do lado israelita, pelo quarto dia consecutivo, soaram sirenes de alerta em Telavive, com a polícia a anunciar que dois “rockets” foram intercetados pelo sistema antimíssil “Iron Dome”.

Pelo menos 846 “rockets” foram disparados desde quarta-feira contra Israel, dos quais 302 foram intercetados pelo sistema “Iron Dome”, segundo dados tornados públicos no domingo pelo exército israelita, que anunciou ter mobilizado milhares de reservistas e colocado veículos blindados junto à faixa de Gaza.

Portugal está representado na reunião de hoje, em Bruxelas, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados