Açoriano Oriental
Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira sem registo de danos
A proteção civil dos Açores revelou esta segunda-feira que um sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter foi sentido durante a madrugada na ilha Terceira, seguido de algumas réplicas, sem registo de danos.
Sismo de 4,1 na escala de Richter sentido na ilha Terceira sem registo de danos

Autor: Lusa/AO Online

O sismo foi registado pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) às 03:47 locais (04:47 em Lisboa) e foi sentido com intensidade máxima II/III (escala de Mercalli Modificada) em Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, segundo o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

"O SRPCBA e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário", revela a proteção civil açoriana, que não tem registo de danos.

Por outro lado, na mais recente atualização da atividade sísmica na zona das Furnas, na ilha de São Miguel, a Proteção Civil e o CIVISA dizem que foram registados um total de 48 sismos de baixa magnitude durante todo o dia de domingo.

Estes são números acima dos "valores normais de referência" e "os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia", segundo um comunicado emitido pelo SRPCBA.

Como já havia sido divulgado no domingo, o sismo mais forte ocorreu às 08:44 locais, com magnitude 2.0 na escala de Richter e foi o único sentido, nas Furnas, com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada).

O epicentro destes sismos fica entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas e não há, até ao momento, registo de danos.

"O SRPCBA e o CIVISA continuam a acompanhar o evoluir da atividade, emitindo novos comunicados se a situação o justificar", diz a proteção civil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados