Açoriano Oriental
Sismicidade a oeste do Faial está a diminuir
A região a Oeste da Ilha do Faial, nos Açores, foi abalada desde terça feira por 30 sismos, mas até ao momento apenas três foram sentidos, revelou o Instituto de Meteorologia no seu site de Internet.

Autor: Carmo Rodeia

Num comunicado divulgado no mesmo site, o Instituto de Meteorologia informou que “desde as 13:22 (hora local) do dia 11/05/2010 (terça feira) tem sido detetado, na Rede Sísmica dos Açores, um aumento de atividade sísmica na região a Oeste da Ilha do Faial”.

O sismo de terça feira teve uma magnitude de 4 na escala de Richter e o seu epicentro localizou-se cerca de 40 quilómetros a noroeste do Capelo, Faial.

O mesmo abalo, que não causou danos pessoais ou materiais, foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na Horta e com intensidade III (escala Mercalli) em Flamengos, Conceição, Feteira e Salão .

Quinta feira foram sentidos outros dois sismos, cujo epicentro se localizou cerca de 25 km a Oeste-Noroeste do Capelo (Faial), um às 23:52, com uma magnitude 3.6 (Richter) e outro no minuto seguinte com uma magnitude de 3.5.

Ambos os sismos foram sentidos com uma intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na Ilha do Faial e não provocaram danos pessoais ou materiais.

Desde terça feira que a Delegação Regional dos Açores do Instituto de Meteorologia registou 30 abalos, dois nesse mesmo dia, oito na quarta feira, 15 na quinta feira e cinco durante a madrugada de hoje.

“Estes picos de atividade sísmica são relativamente frequentes aqui nos Açores. É uma situação normal devido à estruturo geotectónica da região, principalmente na zona a oeste do Faial”, explicou fonte da Delegação Regional dos Açores do Instituto de Meteorologia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados