Açoriano Oriental
Sindicatos da SATA aguardam interpretação da empresa de acórdão do TC
O porta-voz da plataforma de sindicatos da SATA disse hoje aguardar "esperançado" pela interpretação que a administração e o acionista da empresa, o Governo dos Açores, fazem do acórdão do Constitucional que chumbou os cortes salariais de 2014
Sindicatos da SATA aguardam interpretação da empresa de acórdão do TC

Autor: Lusa/AO online

Os sindicatos da SATA reúnem-se pela primeira vez na terça-feira, em Ponta Delgada, com o novo conselho de administração da transportadora aérea dos Açores, para retomar as negociações interrompidas em dezembro de 2013, pelo anterior presidente da empresa, Gomes de Menezes, que entretanto apresentou a sua demissão, tendo sido substituído no cargo por Luís Parreirão.

Os sindicatos pretendem que os os trabalhadores sejam compensados por medidas de austeridade impostas pelo Orçamento do Estado de 2014, à semelhança do que aconteceu em 2013, por via da celebração de um memorando de entendimento assinado entre as duas partes, após duas greves.

"Até o próprio Governo Regional tem algumas dúvidas sobre algumas situações do acórdão do Tribunal Constitucional. Esta reunião irá servir para clarificar muitos desses pontos”, declarou hoje Bruno Fialho à agência Lusa.

“Estamos muito esperançados nas negociações, mas também estamos esperançados em que certos membros do Governo dos Açores não interfiram tanto na gestão da SATA, para que esta possa crescer e continuar a representar bem a região”, declarou Bruno Fialho.

O sindicalista considerou que houve “muitas ingerências” por parte de pessoas que já pertenceram à administração da SATA, numa alusão ao atual secretário regional do Turismo e Transportes do Governo dos Açores, Vítor Fraga.

O secretário regional dos Transportes tem rejeitado estas acusações de ingerência na SATA, tendo dito na semana passada que “é normal" que o Governo dos Açores "dê indicações, no âmbito da relação entre o acionista e a empresa”, mas não há “mais nenhuma indicação para além destas”.

A plataforma de sindicatos da SATA aguarda que este novo ciclo da operadora, com um novo presidente do conselho de administração, traga “boas notícias” para o futuro, defendendo Bruno Fialho que os trabalhadores sejam “devidamente recompensados” pela espera.

Na mesa das negociações vão estar ainda questões como a atual gestão da SATA, a renovação da frota de aviões de médio e longo curso e a admissão de novos trabalhadores para fazer face ao que a plataforma considera serem necessidades imediatas.

A plataforma de sindicatos da SATA é composta por seis sindicatos: Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA), Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e Sindicato dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados