Açoriano Oriental
Sindicatos da PSP marcam nova reunião geral para 07 de abril
Os sindicatos da PSP decidiram esta segunda-feira realizar uma nova reunião geral para 07 de abril para fazerem um balanço das negociações com a ministra da Administração Interna sobre o futuro estatuto profissional.
Sindicatos da PSP marcam nova reunião geral para 07 de abril

Autor: Lusa/AO Online

 

Os sindicatos reuniram-se hoje de manhã, na sede da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP-PSP), em Lisboa, para concertar posições reivindicativas e preparar eventuais formas de luta caso o Ministério da Administração Interna (MAI) avance com a atual proposta de estatuto.

O presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, disse à agência Lusa que ficou marcada uma nova reunião entre todos os sindicatos para 07 de abril, depois de todas as estruturas sindicais terem reunido com a ministra Anabela Rodrigues.

O encontro de 07 de abril vai servir para fazer “um balanço das reuniões com o MAI e tomar uma posição” mediante o resultado das negociações, adiantou Paulo Rodrigues.

O presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), Armando Ferreira, afirmou à Lusa que todos os sindicatos foram unânimes em considerar “inaceitável” a proposta de estatuto profissional da PSP apresentada pela ministra.

”A proposta não serve os polícias, a Polícia e o país”, sublinhou.

Esta reunião ocorre no dia em que a ministra inicia com os sindicatos da PSP negociações sobre o futuro estatuto profissional, sendo a ASPP o primeiro sindicato a ser recebido por Anabela Rodrigues, que no início do mês apresentou às estruturas sindicais a proposta.

A ASPP, que tem o encontro marcado para hoje à tarde, vai pedir à ministra que esclareça qual a disponibilidade do MAI em alterar a proposta apresentada.

Paulo Rodrigues considerou que o documento tem que ser “revisto na globalidade”, tendo em conta que ficou “aquém das expetativas” e “é o inverso do que estava previsto” pelo anterior ministro, Miguel Macedo.

Entretanto, a direção nacional da Polícia de Segurança Pública chamou hoje os presidentes dos sindicatos de polícia para uma reunião, tendo o encontro demorado cerca de uma hora.

Sem adiantar pormenores sobre o que foi tratado na reunião, Paulo Rodrigues disse apenas que foram abordadas questões sindicais.

Já o presidente do SINAPOL adiantou que a reunião com a direção nacional da PSP “não se centrou necessariamente na questão do estatuto”, tendo também sido abordado assuntos policiais.

“O estatuto não é para ser tratado com a direção nacional, mas sim com o MAI”, disse.

A direção nacional da PSP convocou os presidentes dos sindicatos para a reunião na quinta-feira à tarde.

O aumento da carga horária, a redução dos dias de férias e a criação de um novo regime de avaliação são alguns dos pontos contestados pelos polícias, que exigem que o estatuto consagre a profissão como de risco e de desgaste rápido.

A proposta do MAI prevê também a criação dos postos de agente-coordenador e chefe-coordenador e a dispensa do trabalho noturno dos polícias com mais de 58 anos, mantendo o pedido de passagem à pré-aposentação aos 55 anos de idade ou 36 anos de serviço.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados