Açoriano Oriental
Sindicato Independente dos Professores vai ouvir docentes do 1.º ciclo sobre carreiras
O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) vai lançar um inquérito nacional aos docentes do 1.º ciclo, "para que estes se pronunciem sobre a estrutura das suas carreiras", em questões como regime de aposentação especial ou carga horária.
Sindicato Independente dos Professores vai ouvir docentes do 1.º ciclo sobre carreiras

Autor: Lusa/AO Online

 

“O SIPE avança com este inquérito na semana em que o Ministério da Educação publicou o calendário escolar para o ano letivo 2016-2017 sem ouvir antecipadamente os sindicatos, com a extensão do período de aulas no terceiro período, que o SIPE entende irá penalizar professores e alunos do 1º ciclo de escolaridade”, refere a estrutura sindical em comunicado hoje divulgado.

Para o sindicato, mais aulas não significa maior sucesso escolar, defendendo que os alunos serão prejudicados a nível pedagógico e na sua motivação.

Sobre a diminuição da carga horária semanal, o SIPE refere que os professores do 1.º ciclo dão mais seis horas de aulas do que os restantes colegas do ensino básico, sem que tenham direito às reduções de horário quando atingem os 50 anos, como acontece com os professores de outros ciclos.

O SIPE critica igualmente que os docentes do 1.º ciclo do ensino básico não tenham direito a nenhum regime especial de aposentação.

Estas são “diferenças que o sindicato quer suprimir”, refere o SIPE no comunicado.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados