Açoriano Oriental
Sindicato dos Estivadores cancela greve nos portos
O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul decidiu esta quinta-feira terminar com a greve parcial que estava marcada até 07 de janeiro, confirmou à Lusa o diretor da Associação-Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa (A-ETPL).
Sindicato dos Estivadores cancela greve nos portos

Autor: Lusa/AO Online

 

A decisão do Sindicato dos Estivadores foi tomada numa assembleia-geral dos associados que decorreu esta manhã e tem efeitos a partir de sexta-feira.

“O sindicato teve hoje uma assembleia-geral de associados em que decidiram levantar a greve sem condições a partir de amanhã [sexta-feira]”, disse à Lusa o diretor da (A-ETPL), Caldas Simões.

Os estivadores estavam em sucessivas greves desde setembro contra o novo regime do trabalho portuário, entretanto já aprovado na Assembleia da República.

Esta greve parcial abrangia os portos de Lisboa, Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz.

Fontes do sindicato disseram à Lusa que está a ser preparado um comunicado para explicar “as motivações da suspensão do processo”.

O diretor da A-ETPL considera que a decisão tomada é “um passo positivo para a sobrevivência do porto de Lisboa” e que as entidades empregadoras estão disponíveis para “negociar a contratação coletiva”, um processo em que os estivadores deverão tentar compensar alguns dos aspetos que consideram mais lesivos da nova lei.

Ainda assim, afirmou o responsável, os operadores têm “dúvidas de que algumas linhas voltarão a Lisboa”, depois de devido à greve parte das cargas terem sido desviadas para os portos de Sines e Leixões.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados