Açoriano Oriental
Sindicato diz que inspeção da Educação dos Açores não cumpre a sua função
O presidente do Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino (SIEE), José Calçada, denunciou hoje que a inspeção regional da Educação (IRE) dos Açores não está a cumprir a sua função.
Sindicato diz que inspeção da Educação dos Açores não cumpre a sua função

Autor: Lusa/AO Online

"É nosso entendimento que a inspeção regional da Educação não está a fazer o que deve, nem o que pode. Isto não tem a ver apenas com uma opinião do sindicato sobre esta matéria, tem a ver com o dispositivo legal, que lhe dá competências próprias, que não estão a ser levadas à prática", frisou, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

José Calçada reuniu-se na segunda-feira com o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura dos Açores, Luiz Fagundes Duarte, que disse estar "no essencial" de acordo com as reivindicações do sindicato.

No entanto, segundo o sindicalista, o que é feito na prática não está de acordo com o programa do Governo Regional, nem de acordo com as declarações de Luiz Fagundes Duarte sobre a inspeção regional na Assembleia Legislativa dos Açores.

"Há uma falha de comunicação brutal entre a secretaria regional da Educação e a chefia da inspeção regional da Educação. Dá impressão que são oriundos de dois mundos", frisou.

O presidente do SIEE considerou que a inspeção regional da Educação dos Açores não tem "uma chefia capaz", que "não transmite para dentro da IRE as orientações do secretário regional da Educação".

"Eu não quero a demissão do inspetor regional da Educação, só quero que ele mude de comportamento", salientou, alegando que como está a inspeção "não serve" e "é melhor extingui-la".

Segundo José Calçada, a IRE não tem um "plano de atividades", o que não a torna útil e leva a um desperdício de meios.

"Se andamos só a fazer processos disciplinares, isso não conduz a lado nenhum", frisou, acrescentando que "quanto mais a inspeção for a uma escola, menos ação disciplinar há".

O presidente do Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino salientou que está a pedir apenas "que se cumpra a lei", alegando que se a IRE não alterar o seu comportamento está a "condenar crianças e jovens ao insucesso e à exclusão".

"A função nobre de uma inspeção de Educação é contribuir para a melhoria do funcionamento das escolas concretas, no desenvolvimento de uma ação preventiva e não repressiva, de uma ação profilática e não terapêutica, de uma ação de inclusão e não de exclusão, de uma ação de avaliação da escola, mas não de classificação", frisou, sublinhando, no entanto, que os problemas das escolas não se resolvem "num ciclo eleitoral".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados