Açoriano Oriental
Silva no top 50 dos apelidos mais populares no Luxemburgo
O apelido português Silva é um dos 50 nomes mais populares no Grão-Ducado, ficando em 42.° lugar numa lista realizada por investigadores da Universidade do Luxemburgo, publicada este ano em livro.
Silva no top 50 dos apelidos mais populares no Luxemburgo

Autor: AO/Lusa

O "Livro dos Apelidos Luxemburgueses" (no original, "Luxemburger Familiennamenbuch"), dos investigadores Peter Gilles, Christian Kollmann e Claire Muller, analisa a origem e a frequência dos nomes de família no Grão-Ducado, cruzando dados dos registos da população com a lista telefónica.

Na lista telefónica de 2009, os investigadores contaram um total de 36 mil apelidos, que organizaram em função dos mais frequentes, sendo o mais comum Schmit, com 1515 ocorrências.

Em 42.° lugar, com 239 ocorrências, vem "Da Silva" (sic), com "da" grafado com maiúscula, como é habitual nos serviços administrativos no Luxemburgo, que registam a preposição que antecede alguns apelidos portugueses como parte integrante do nome.

Rodrigues é o segundo apelido português mais comum no Luxemburgo (57.°), com 205 pessoas na lista telefónica, seguido de Ferreira (58.°), com 202 pessoas.

Na lista dos 100 nomes mais populares no Grão-Ducado ainda entram "Dos Santos" (sic), em 66.° lugar, com um total de 178 pessoas, e Pereira (69.°), com 175 ocorrências.

O facto de haver vários apelidos portugueses na lista dos nomes mais comuns não surpreendeu os investigadores, num país onde vivem cerca de 100 mil emigrantes, que representam 17% da população.

"Era de esperar. Misturados com os nomes luxemburgueses, encontrámos muitos nomes portugueses, o que indica que há muitos portugueses a viver aqui", disse à Lusa Peter Gilles, que liderou a equipa que realizou o levantamento etimológico.

No total, a lista alargada dos 400 nomes mais frequentes no Luxemburgo inclui 24 apelidos portugueses.

Nos primeiros 200 estão ainda Fernandes (105.°), Gonçalves (106.°), Martins (117.°), Marques (121.°), Gomes (138.°) e Lopes (172.°).

Seguem-se Ribeiro (226.°), "Da Costa" (232.°), Pinto (244.°), Teixeira (276.°), Duarte (283.°) e Alves (286.°).

Nos últimos lugares vêm os apelidos portugueses Dias (300.°), Oliveira (301.°) - que surge como um nome distinto também em 342.° lugar, grafado como "De Oliveira" -, Sousa (303.°), Mendes (337.°) e Monteiro (338.°), com Soares a fechar a lista, em 350.° lugar.

Apesar de o foco do livro - uma investigação sobre a origem dos apelidos luxemburgueses - não serem os nomes de imigrantes no Luxemburgo, o investigador disse à Lusa que seria interessante cruzar os dados recolhidos com estudos sobre os apelidos portugueses mais comuns.

"Provavelmente, os nomes mais comuns em Portugal são também os mais comuns entre os imigrantes", disse Peter Gilles.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados