Setor leiteiro em marcha lenta no dia 23 pela "regulação pública da produção" na UE

Setor leiteiro em marcha lenta no dia 23 pela "regulação pública da produção" na UE

 

Lusa/AO online   Economia   12 de Ago de 2016, 11:36

A Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC) anunciou que vai realizar uma marcha lenta no distrito de Aveiro, no dia 23 de agosto, exigindo a "regulação pública da produção" em todos os países da União Europeia.

Em comunicado, a APPLC esclarece que o protesto será levado a cabo por tratores entre Válega e Estarreja e refere que produção nacional vai continuar a viver uma "triste angústia enquanto os decisores políticos da União Europeia (UE) não tiverem vontade política para alterar a situação e atacar o problema de fundo".

A crise do setor leiteiro, refere a associação, foi "originada pela União Europeia ao acabar com as quotas de produção nacional nos seus países membros", o que "levou a uma acentuada baixa de preços na produção e originou o encerramento de diversas pequenas, médias e até grandes explorações".

Por isso, a associação exige a "regulação pública da produção em todos os países do espaço da UE".

Segundo a APPLC, que volta a acusar a UE de "ausência de vontade politica" para resolver os problemas do setor leiteiro, a comunidade europeia "tem vindo a entreter os produtores e produtoras, a oferecer-lhes umas migalhas - pequenos subsídios que não resolvem coisa nenhuma", apontando os "perto de quatro milhões de euros que vão ser atribuídos brevemente em prémio por vaca para reduzirem voluntariamente a produção".

Os produtores de leite e carne defendem que "Portugal não precisa de diminuir a produção porque produz de acordo com a sua necessidade de consumo", aconselhando a UE "a recorrer aos países excedentários" para reduzir a produção de leite.

Assim, a APPLC enquadra a marcha lenta marcada para dia o 23 como forma de "dar corpo ao descontentamento existente" e de "contestar o abuso de alguns que está a levar os produtores e produtoras à ruína".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.