Açoriano Oriental
Setor bancário devia ter sido consolidado durante programa da 'troika'
O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse que o programa de ajustamento definido com a 'troika' pressupunha a consolidação da banca portuguesa, questionando porque é que tal não foi feito ou pelo menos pensado pelo anterior governo.

Autor: Lusa/AO Online

"No momento em que as recapitalizações foram feitas [2012 e 2013] era um elemento a considerar no programa de ajustamento. Até porque um dos objetivos do programa era a consolidação da banca", destacou o governante durante a sua audição no parlamento.

"Esta fusão [entre a CGD e o Banif], ou outras que pudessem acontecer, teriam sido passos no sentido de cumprir esses objetivos e na capacidade de reforçar a dimensão pública do setor financeiro", vincou.

E acrescentou: "Discutir hoje longamente essa questão não está em cima da mesa, mas é necessário explicar porque é que não foi sequer posta em discussão essa possibilidade na altura".

Olhando para dezembro último, Centeno voltou a afirmar que a solução preferida pelo executivo de António Costa para resolver o problema do Banif era a sua fusão com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), explicando que a mesma salvaguardava a "estabilidade financeira e os recursos públicos" que estavam alocados no Banif.

"Explicámos [a Bruxelas] as razões dessa preferência. Mas a concretização do ponto de vista regulamentar da fusão do Banif com a CGD passava por levantar algumas restrições que a CGD tinha quanto à aquisição de outros bancos, porque a CGD ainda está com o processo de devolução de CoCo [instrumentos híbridos de capital], que ainda não foram pagos" pelo banco público ao Estado, assinalou o ministro.

E havia uma restrição adicional, sublinhou, explicando que "a passagem da atividade bancária do Banif tinha que se processar num processo competitivo, porque também implicava auxílios estatais".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados