Açoriano Oriental
Até 9 de junho
"Sete Pecados Sociais" no Museu de Angra do Heroísmo
O Museu de Angra do Heroísmo tem patente até 9 de junho, na sala Dacosta, a exposição "Sete Pecados Sociais: Seven Social Sins", composta por 21 telas da autoria de Carly Swenson, artista norte-americana residente na ilha Terceira.
"Sete Pecados Sociais" no Museu de Angra do Heroísmo

Autor: Ana Carvalho Melo
Carly Swenson inspirou-se nos sete pecados sociais definidos por Gandhi para criar obras intrigantes e subtilmente provocatórias que, mediante uma intrincada recombinação de ícones clássicos, imagens conceptuais e objetos de uso comum, promovem uma tomada de consciência de persistentes fatores de injustiça no mundo contemporâneo.

 

A pluralidade de técnicas e a multiplicidade de materiais associam-se à exuberância cromática e à interseção de texturas para tornar estas telas imediatamente apelativas.

 

Estes quadros, ainda que dramática e apetecivelmente belos, são essencialmente exercícios de crítica, manifestos de zombaria mordaz ou de comovida irrisão de quem está, como dizia Sophia de Mello Breyner, simultaneamente “deslumbrado com o espantoso esplendor do mundo” e revoltado com o igualmente “espantoso sofrimento do mundo”.

 

Carly Swenson nasceu no Havre, Estado do Montana, tendo concluído o seu bacharelato em Belas-Artes na Universidade Estadual de Bemidji, no Minnesota.

 

Durante a sua estada na universidade, fez frequentes deslocações para estudar no estrangeiro, viajando por diversos países. Estes contatos com culturas cativantes, arquitetura memorável, arte extraordinária e pessoas fascinantes, assim como um recorrente interesse por História de Arte, desempenham um papel determinante no seu trabalho.

 

Atualmente, Carly Swenson vive e trabalha na ilha Terceira, nos Açores, depois de ter residido em Inglaterra.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados