Açoriano Oriental
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à previsão de chuva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja sete ilhas do arquipélago dos Açores devido à previsão de períodos de chuva forte.
Sete ilhas dos Açores sob aviso laranja devido à previsão de chuva

Autor: Lusa / AO online


Segundo o IPMA, o aviso laranja para as ilhas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria, começa às 22:00 locais (mais uma hora em Lisboa) e termina às 08:00 de segunda-feira.

No mesmo período vigora para estas ilhas um aviso amarelo de trovoada.

Hoje de manhã, o IPMA já tinha emitido um aviso laranja para as ilhas do grupo central dos Açores, Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge.

Este aviso mantém-se entre as 20:00 de hoje e as 08:00 de segunda-feira, sendo previsível períodos de chuva por vezes forte.

Nestas cinco ilhas há também ainda um aviso amarelo para trovoada durante o mesmo período.

A delegação regional dos Açores do IPMA justifica o aviso com a existência de "uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte", que irá provocar precipitação que poderá ser forte nestas ilhas e poderá ser acompanhada de trovoada.

O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro desta escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados