Açoriano Oriental
Sete distritos do interior com aviso amarelo por causa do calor
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sete distritos do interior de Portugal Continental em aviso amarelo, o segundo menos grave, devido à previsão de temperaturas máximas elevadas.

Autor: Lusa/AO Online

Em Vila Real, Bragança, Guarda, Lisboa, Portalegre Évora e Beja os termómetros vão oscilar entre os 31 graus Celsius (Guarda) e os 37 (Évora e Beja).

O nível de aviso amarelo do IM adverte para a existência de “situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.

Segundo informação disponível no portal do IM,a previsão de hoje é de céu pouco nublado ou limpo, embora se apresente temporariamente muito nublado no litoral, a norte do Cabo raso.

O vento deve soprar entre fraco a moderado no litoral oeste e prevê-se uma subida das temperaturas máximas, em especial no interior do país.

No Porto a previsão é de uma temperatura máxima de 24º, 34º em Lisboa, 30º em Faro, 25º em Ponta Delgada e 27º no Funchal.

A capital da Madeira está hoje sob risco extremo para exposição à radiação ultravioleta.

A previsão do IM indica que este risco é hoje muito elevado em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines, Viana do Castelo e Angra do Heroísmo.

É aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao sol, aconselha o IM.

A exposição à radiação ultravioleta do sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados