Açoriano Oriental
Sete distritos do continente sob Aviso Laranja devido à agitação marítima
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob
Sete distritos do continente sob Aviso Laranja devido à agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria e Lisboa estão a partir das 18:00 de hoje e até às 12:00 de terça-feira sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6,5 metros, podendo atingir os 9 a 11 metros de altura máxima.

O IPMA colocou também os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob ‘Aviso Amarelo’ devido à agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 21:00 horas de hoje e as 12:00 de terça-feira.

O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado” enquanto o 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, alerta para situações de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego, sendo mais intensa no Minho e Douro Litoral e queda de neve acima dos 1400/1600 metros até ao início da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e forte com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas e pequena subida de temperatura.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no Alto Alentejo, vento fraco a moderado de sudoeste e possibilidade de ocorrência neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 11 e 17 graus Celsius, no Porto entre 12 e 15, em Vila Real entre 09 e 11, em Viseu e Bragança entre 07 e 11, na Guarda entre 04 e 09, em Coimbra entre 11 e 15, em Castelo Branco entre 08 e 14, em Santarém 10 e 17, em Évora entre 07 e 15, em Beja entre 08 e 16 e em Faro entre 10 e 18.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados