Açoriano Oriental
Sete distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima
Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja na sexta-feira e no sábado devido à previsão de agitação marítima forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sete distritos do continente sob aviso laranja devido à agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 5,5 metros.

O aviso laranja vai estar em vigor entre as 21:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

O IPMA colocou também sob aviso, mas amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro) os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, entre as 12:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado, apresentando períodos de muita nebulosidade até ao final da manhã no litoral a sul do cabo Mondego.

A previsão aponta também para céu muito nublado no Minho e Douro Litoral a partir da tarde, que irá estender-se gradualmente às restantes regiões e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral a sul do cabo Mondego, em especial a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade até ao final da manhã no litoral oeste e tornando-se muito nublado no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste, em especial a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 10 e os 15 graus Celsius, no Porto entre 3 e 14, em Vila Real entre 1 e 13, em Bragança entre -1 e 10, em Viseu entre 4 e 14, em Castelo Branco entre 4 e 17, na Guarda entre 1 e 9, em Évora entre 4 e 16, em Beja entre 5 e 16, em Coimbra entre 5 e 13 e em Faro entre 7 e 17 graus.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados