Sessão solene na AR e desfile marcam 36º aniversário do 25 de Abril

 Sessão solene na AR e desfile marcam 36º aniversário do 25 de Abril

 

Lusa / AO online   Nacional   24 de Abr de 2010, 13:01

O XXXVI aniversário do 25 de Abril é comemorado no domingo com a tradicional sessão solene no Parlamento, marcada pelo discurso do Presidente da República e dos partidos, a que se seguirá o habitual desfile na Avenida da Liberdade.

A sessão solene na Assembleia da República terá início às 10:00 na Sala das Sessões, mas o ‘cerimonial’ irá começar cerca de uma hora antes, com um batalhão, representando os três ramos das Forças Armadas, com Estandarte, banda e fanfarra, a colocarem-se no passeio fronteiriço ao Parlamento, para prestar Guarda de Honra.

A partir das 09:30 irão começar a chegar os presidentes do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal de Justiça, precedidos pelo primeiro ministro, José Sócrates.

Alguns minutos antes das 10:00 chegará o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que será recebido pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, junto ao Estandarte do batalhão.

Às 10:00, já na Sala das Sessões, e depois de se ouvir o Hino Nacional pela banda da GNR, Jaime Gama declarará aberta a sessão, dando de seguida a palavra aos grupos parlamentares.

Pelo Partido Ecologista Os Verdes, o primeiro a discursar, falará a deputada Heloísa Apolónia, seguida do deputado do PCP José Soeiro.

O deputado do BE Fernando Rosas será terceiro a intervir, antes do CDS-PP, que ainda não revelou quem fará o discurso da sua bancada.

Pelo PSD falará o antigo líder parlamentar social democrata José Pedro Aguiar Branco e pelo PS será o deputado João Soares a intervir.

Depois de terminados os discursos dos grupos parlamentares, será a vez do discurso do presidente da Assembleia da República, que passará depois a palavra ao Presidente da República.

À tarde, decorrerá o tradicional desfile na Avenida da Liberdade, onde os partidos também se fazem normalmente representar e que este ano contará ainda com a presença do candidato presidencial Fernando Nobre.

Pelas 15:00, e como é também habitual no dia 25 de abril, abrem ao público os jardins da residência oficial do primeiro ministro e parte do edifício utilizado pelo chefe do Governo como gabinete de trabalho.

Nos jardins, por onde o primeiro ministro passará ao início da tarde, a animação estará a cargo de alunos do “Chapitô” e da Banda do Regimento de Sapadores dos Bombeiros de Lisboa.

A meio da tarde, José Sócrates seguirá para Santarém, onde assistirá à cerimónia de constituição Fundação da Liberdade, que ficará instalada nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria.

Ao final da tarde, o Presidente da República assistirá também no Palácio de Belém à atuação de grupos corais e etnográficos de Campo Maior.

Já à noite, Cavaco Silva irá estar presente no concerto “Abril”, de Cristina Branco, dedicado a José Afonso, e que se irá realizar no Pátio dos Bichos.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.