Açoriano Oriental
Serviços de saúde infantil dos Açores ganham núcleos de apoio para crianças em risco
Os hospitais e unidades de saúde de ilha (USI) com atendimento pediátrico dos Açores vão ter núcleos de apoio a crianças e jovens em risco, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Luís Cabral
Serviços de saúde infantil dos Açores ganham núcleos de apoio para crianças em risco

Autor: LUSA/AO online

Segundo uma nota divulgada pelo executivo açoriano, que cita aquele responsável, o despacho que permite a criação desta rede, destinada a “contribuir para a informação prestada à população”, será publicado na segunda-feira.

Seguir-se-á a constituição de equipas pluridisciplinares que vão apoiar os profissionais de saúde na sinalização e no acompanhamento dos casos, bem como “incrementar a formação e preparação” dos trabalhadores das áreas administrativas e técnicas nesta matéria.

Questionado pela Lusa, o gabinete de Luís Cabral especificou que em causa estão, além dos três hospitais do arquipélago (Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada), os serviços de saúde infantil dos centros de saúde, “atualmente disponíveis em todas as USI da Região Autónoma dos Açores”.

Nos centros de saúde, o atendimento pediátrico inclui, além da saúde infantil, o médico especialista em medicina geral e familiar.

Os núcleos serão coordenados pela Direção Regional de Saúde.

Luís Cabral esteve hoje a acompanhar os trabalhos do II Fórum da Saúde de Nordeste, na ilha de São Miguel, subordinado ao tema “Crescer saudável para dar vida aos anos” e centrado nos problemas de saúde materno-infantil.

Na iniciativa, o governante apontou “o esforço e a pronta resposta” do Centro de Saúde de Nordeste face à intempérie do início do mês, que provocou inundações e transformou as ruas da Pedreira num rio de lama, troncos e pedras que entrou por várias casas. Três famílias tiveram de ser realojadas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados