Açoriano Oriental
Serviço de minibus em Ponta Delgada com passes semanais para munícipes e turistas
O serviço de minibus na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, iniciado em 2002, vai ter passes semanais para responder às necessidades dos munícipes e turistas, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal local.
Serviço de minibus em Ponta Delgada com passes semanais para munícipes e turistas

Autor: Lusa/AO Online

“Os utentes que comprarem um passe semanal podem circular de linha para linha e fazer várias viagens durante o dia. Isso permite, também, terem a possibilidade de circular com uma economia de custos”, disse José Manuel Bolieiro, na apresentação do novo serviço de minibus na zona urbana da cidade.

O município estabeleceu, por um ano, um contrato de prestação de serviço de transporte coletivo urbano regular de passageiros de Ponta Delgada com a empresa Varela, por um valor de 150 mil euros.

José Manuel Bolieiro adiantou que o passe semanal terá um custo de cinco euros (a terceira idade paga apenas dois euros) e informou que aumentou o número de postos de venda dos bilhetes, nomeadamente no centro da cidade.

Considerando que o “valor é muito competitivo”, o autarca destacou que o preço do bilhete individual se mantém em 50 cêntimos e o passe mensal normal nos 16 euros. Já o passe mensal para os estudantes é dez euros e para a terceira idade seis euros.

O novo contrato mantém os horários e frequências das três linhas (A, B e C), sendo que a B passa a ter uma paragem junto ao novo centro de saúde de Ponta Delgada e é criada mais uma linha expresso, que funcionará de segunda-feira a sábado de manhã.

Estas duas alterações ao concurso foram aprovadas em reunião de câmara realizada em janeiro, para melhorar o atual modelo, aplicado desde abril de 2015, com circuitos e tempos de percurso não superiores a 15 minutos.

“É uma adaptação que fazemos à realidade das necessidades dos nossos munícipes”, disse José Manuel Bolieiro, acrescentando que em causa está a intenção de criar “uma lógica de metro de superfície na cidade”, capaz de responder às necessidades dos munícipes e dos turistas.

Segundo o autarca, Ponta Delgada fica servida por dez minibus, com 12 lugares sentados cada, sendo que o contrato prevê, também, a implementação de um sistema de informação ao público em tempo real, garantindo uma melhor gestão das carreiras e eficácia no planeamento operacional.

A administradora dos transportes Varela, Maria José Gil, revelou que a linha B, que passa no hospital e centro de saúde de Ponta Delgada “é a mais utilizada” pelos utentes.

“Transportámos um volume de passageiros ao longo do último ano superior a 250 mil (pessoas)”, disse Maria José Gil, acrescentando que os principais utilizadores são mulheres, idosos e jovens estudantes.

As linhas A, B e C funcionam nos dias úteis das 07:30 às 19:30 (mais uma hora no continente), e o expresso A e B de segunda a sexta entre as 08:00 e as 18:30 e ao sábado das 08:00 às 12:00.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados