Sentimento económico degrada-se em Portugal em setembro

Sentimento económico degrada-se em Portugal em setembro

 

Lusa/AO online   Economia   27 de Set de 2012, 11:31

O indicador de sentimento económico da Comissão Europeia para Portugal deteriorou-se muito em setembro, mais ainda do que no resto da zona euro.

O indicador de sentimento económico calculado pela Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeias.

Na zona euro, o indicador caiu de 86,1 pontos em agosto para 85 este mês (100 corresponde ao valor médio da série desde 1990). Para o conjunto da União Europeia, o indicador também caiu 0,9 pontos para 86,1

Em Portugal, a quebra no indicador de sentimento foi mais acentuada: de 79,1 para 74,1 pontos. Este valor é bastante inferior à média da série, e aproxima-se dos mínimos históricos atingidos em abril de 2009.

O principal fator para a degradação do indicador em Portugal foi um tombo substancial da confiança dos consumidores, que caiu de -51,7 para -58,6 pontos.

Também hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou o seu indicador de confiança dos consumidores para setembro, que registou igualmente uma quebra substancial.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.