Açoriano Oriental
Seminário "Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI"
O seminário "Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI" vai realizar-se a 16 de março, a partir das 9h30, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara.
Seminário "Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI"

Autor: Açoriano Oriental

Aberto ao público em geral, este seminário destina-se especificamente a professores, alunos e encarregados de educação das escolas envolvidas no projeto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores”, no caso concreto Escola Básica Integrada de Arrifes e Escola Secundária Antero de Quental.

“Cidadania e Sustentabilidade para o século XXI” tem ainda como destinatários professores de todos os níveis de ensino e de todas áreas disciplinares, investigadores em Ciências da Educação e investigadores e técnicos nas áreas do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

Este seminário surge no âmbito do “Projeto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores (Fase II)”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e cofinanciado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), com a parceria de várias instituições nacionais e regionais.

Assim, o seminário tem início, a 16 de março, pelas 09h30, com um momento musical, ao que se segue a sessão de abertura (10h30), com uma intervenção subordinada ao tema “A Autarquia e a Escola”, pela Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Luísa Magalhães.

“A EDS no Currículo Regional”, por Luiz Fagundes Duarte (Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura), os “Os Parques Ilha e a EDS”, por Hélia Palha (Secretaria Regional dos Recursos Naturais-Parque Natural da Ilha de São Miguel), “Cidadania e sustentabilidade nos Açores: Aprender para intervir e para usufruir”, por Fátima Fonseca (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento) e Ana Maria Bettencourt (Presidente do Conselho Nacional de Educação) são as intervenções que se seguem.

A partir das 10h30, terá lugar a iniciativa “Roteiros de ciência com piquenique (cada pessoa deve levar o seu)”, ao que se segue o Itinerário Caminhos da água, pela EBI Arrifes, com o apoio do Parque Natural da Ilha de São Miguel, Associação Amigos dos Açores e Câmara Municipal de Ponta Delgada e Itinerário Re(en)cantos da cidade, pela Escola Secundária Antero de Quental, também com o apoio da autarquia.

Pelas 15h30, terá lugar o primeiro painel, subordinado ao tema “O projeto e as práticas escolares”, moderado por Diogo Caetano da Associação Amigos dos Açores, envolvendo os temas “Da teoria às práticas: Diversidade de aprendizagens em EDS”, por Victor Lima (EBI de Arrifes) e Helena Leitão (ES Antero de Quental).

Dos itinerários possíveis aos itinerários realizados serão abordados pelos professores António Rocha e Emília Gaspar (EBI Arrifes), pelos alunos Liliana Moniz e Pedro Raposo (EBI Arrifes), pela professora Ana Simões (ESAQ) e pelas alunas Margarida Pereira, Luana Moreira e Madalena Lopes (ESAQ).

Pelas 16h30, tem início o segundo painel “Os parceiros e a Escola: Com quem se aprende?”, moderado por Elvira Alvernaz (formadora) e envolvendo os temas Escolas-EDS, com as intervenções de Iracema Borges (Escola Secundária Antero de Quental), José Freire (EBI Arrifes) e José Franco (AFAA).

O tema que se segue é “A família e a escola: Testemunhos de Encarregados de Educação”, com os testemunhos de duas encarregadas de educação, mais precisamente Vera Carreiro (EBI Arrifes) e Carla Pavão (ESAQ).

A sessão de encerramento “Outros Olhares”, está agendada para as 17h30, com a participação de Rita Castro Neves (fotógrafa) e Ana Maria Bettencourt (Presidente do Conselho Nacional de Educação).

Além da Câmara de Ponta Delgada são parceiros no projeto em apreço (Fase II) Conselho Nacional de Educação, Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Associação CIDAADS, Universidade dos Açores, Escola Básica e Secundária da Madalena, Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico, Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, Escola Básica Integrada da Horta, Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, Escola Básica Integrada de Arrifes, Escola Secundária Antero de Quental, Escola Secundária Manuel de Arriaga, Associação Os Montanheiros, Associação Amigos dos Açores, Associação Geoparque Açores, Câmara Municipal da Horta, Centro de Formação de Associação de Escolas da Terceira, São Jorge e Graciosa, Centro de Formação de Associação de Escolas de S. Miguel e Santa Maria e Centro de Formação de Associação de Escolas do Faial, Pico, Flores e Corvo.

O mesmo projeto tem ainda como parcerias informais a AFAA – Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, Jardim José do Canto, Museu Carlos Machado/Núcleo de Arte Sacra e Zona Militar dos Açores/Museu Militar.
O seminário é uma organização do Conselho Nacional de Educação, Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, Secretaria Regional dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Escola Básica Integrada de Arrifes e Escola Secundária Antero de Quental.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados