Açoriano Oriental
Semana nacional da Cáritas arranca domingo sob o tema da família
"Num só coração, uma só família humana" é o tema da semana nacional da Cáritas, que arranca no domingo e pretende reforçar a solidariedade e chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a família.
Semana nacional da Cáritas arranca domingo sob o tema da família

Autor: Lusa/AO Online

“Todos os anos decorre a semana nacional da Cáritas e é escolhido um tema para propor à sociedade portuguesa que visa a transformação das mentalidades e também o reforço da solidariedade que, no nosso caso, tem tido sempre expressões que são surpreendentes”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Cáritas Portuguesa.

Eugénio Fonseca explicou que o tema deste ano da iniciativa “está em consonância com uma campanha internacional da Cáritas”, denominada “Uma Só Família Humana, Alimento para Todos”, que “visa conseguir congregar sinergias para que a fome seja erradicada do mundo até 2015”.

“Nós aproveitámos este mote e quisemos que esta semana fosse um pouco nesta linha”, tendo como objetivo que “as pessoas entendam que nunca poderão conseguir qualquer bem-estar se à sua volta houver gente que não tem o indispensável para poder beneficiar do mínimo de bem-estar a que tem direito”, sublinhou.

Durante esta semana, que termina a 08 de março, irão decorrer conferências, exposições e várias iniciativas locais que pretendem sensibilizar as pessoas de que “não vale a pena ter ilusões porque o individualismo que grassa pelo mundo fora e que também tem atingido de forma muito preocupante o país não leva a lado nenhum”, adiantou.

“O que temos todos que pensar é que a nossa felicidade depende da felicidade dos outros, que são mais que meros vizinhos, que têm influências diretas ou indiretas nas nossas vidas, e nós temos sentido isso muito evidente nos últimos anos em Portugal”, sustentou.

Por isso, acrescentou, também vai ser uma semana em que “vamos reforçar a solidariedade, fazendo o tradicional peditório público”, que decorrerá entre a próxima quinta-feira e domingo.

“Em 2014, perante todas as dificuldades económicas, consequência das diferentes medidas de austeridade, o Peditório Público da Cáritas angariou 327.957,65 euros”, segundo a organização.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados