Açoriano Oriental
Semana do Mar volta a acolher nos Açores um dos maiores festivais náuticos do país
A Semana do Mar, que arranca no domingo na ilha do Faial, Açores, volta a acolher este ano, na sua 41.ª edição, aquele que é considerado pela organização como um dos maiores festivais náuticos do país.
Semana do Mar volta a acolher nos Açores um dos maiores festivais náuticos do país

Autor: Lusa/AO Online

"Hoje em dia, a Semana do Mar constitui-se como um dos maiores festivais náuticos do país, senão mesmo o maior, se tivermos em conta a diversidade de provas em competição e o número de dias em que estas se organizam", adianta a organização.

Promovido pela Câmara Municipal e pelo Clube Naval da Horta, o festival náutico da Semana do Mar prevê dezenas de provas em várias modalidades (vela, natação, windsurf, canoagem, mini-veleiros, pesca desportiva, polo aquático e apneia, incluindo um encontro internacional de vela ligeira para barcos das classes optimist, 420, Laser 4.7 e Access).

Uma das novidades deste ano é a travessia a nado do canal entre as ilhas do Faial e do Pico (cerca de cinco milhas marítimas), uma prova exigente que atrai atletas que procuram superar este obstáculo em águas abertas e sujeitas a correntes marítimas.

Outra das atrações habituais na Semana do Mar é a regata de botes baleeiros, que junta dezenas de embarcações que antigamente eram utilizadas na caça à baleia (cachalote) nos Açores, atividade extinta no início da década de 70 do século passado.

Volvidos mais de 40 anos, essas embarcações, entretanto recuperadas por diferentes clubes náuticos do arquipélago, continuam a navegar com regularidade, já não para perseguirem as baleias, mas para competirem entre si, embora sejam já consideradas autênticas peças de museu.

Além do festival náutico, a Semana do Mar integra no seu programa um festival de música, feiras gastronómica, de artesanato e do livro, além de exposições e desfiles.

Ao longo dos oito dias de festa, de domingo a dia 14, vão passar pelo palco principal da Semana do Mar, instalado na avenida marginal, os artistas Herman José, Rita Guerra, Cuca Roseta, Diabo na Cruz, Dengaz, HMB e ainda os participantes num Festival Internacional de Folclore.

Pela noite fora, a organização da Semana do Mar vai levar a cabo vários espetáculos musicais, dedicados à juventude, que este ano levam ao Faial vários DJ internacionais, como Borgore, Steven Rod, Julian Jordan, Lady Van, Tony Junior, Dabuh King e Karetus, entre outros.

A Semana do Mar começou em 1975, então como festa de celebração da chegada à ilha do Faial de uma regata internacional, organizada pela Multihull Offshore Crusing Racing Association, em colaboração com o Clube Naval da Horta, a Comissão Regional de Turismo e o Royal Albert Yacht Club.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados