Açoriano Oriental
Seis gigantes petrolíferas pedem que seja fixado preço para emissões de CO2
Seis grandes multinacionais petrolíferas pediram que sejam criados mecanismos de fixação de preços para as emissões de dióxido de carbono (CO2), principais causadoras do aquecimento global.
Seis gigantes petrolíferas pedem que seja fixado preço para emissões de CO2

Autor: Lusa/AO online

 

As britânicas PQ, BG e Shell, a italiana Eni, a norueguesa Statoil e a francesa Total justificaram este pedido, feito aos Estados participantes na Conferência Internacional da ONU sobre as Alterações Climáticas, com a necessidade de "reduzir as incertezas e promover os mecanismos economicamente mais eficazes para reduzir as emissões de carbono".

As petrolíferas fizeram notar "a dimensão do desafio", mas também "a importância da energia para o bem-estar das populações mundiais".

Sobre o primeiro ponto, recordaram que, segundo o Grupo Intergovernamental de Especialistas em Alterações Climáticas (IPCC), a tendência atual de contaminação por gases com efeito de estufa provocará um aquecimento do planeta superior a dois graus, com danos irreversíveis.

Nesse contexto, os responsáveis executivos destes seis gigantes do setor energético disseram estar dispostos a enfrentar esse desafio e mostraram-se convencidos de que atribuir um preço ao CO2 permitirá evitar as opções mais contaminadoras.

Além disso, também "dará a visibilidade necessária para dinamizar os investimentos nas tecnologias com baixas emissões de carbono e nos recursos mais pertinentes ao ritmo adequado".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados