Açoriano Oriental
Seis barras do continente e Açores fechadas devido à agitação marítima
Seis barras de Portugal continental e duas dos Açores estão hoje fechadas a toda a navegação e outras três condicionadas devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas com quatro a cinco metros, segundo a Marinha portuguesa.
Seis barras do continente e Açores fechadas devido à agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

 

De acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet, estão fechadas a toda a navegação as barras de Esposende, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto, em Portugal continental, e Corvo e Santa Cruz das Flores, no grupo ocidental dos Açores.

A Marinha indica também que as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 11 e 15 metros, respetivamente.

A barra da Póvoa do Varzim está fechada a embarcações com calado superior a dois metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-noroeste com dois a três metros, passando gradualmente a oeste-sudoeste a norte do Cabo Raso.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com um a um metro e meio.

O instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca na região norte a partir do início da manhã, tornando-se moderada no Minho a partir do final da tarde e queda de neve acima de 1000/1200 metros na região norte até meio da manhã.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, rodando para quadrante sul a partir da manhã e tornando-se moderado a forte no litoral a norte do Cabo Mondego e nas terras altas, com rajadas até 60 quilómetros por hora, formação de gelo ou geada nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se céu pouco nublado, vento em geral fraco do quadrante leste, rodando para quadrante sul a partir da manhã, formação de geada nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

O IPMA prevê para hoje nos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste muito fresco com rajadas até 75 quilómetros por hora, rodando para leste.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) prevê-se céu geralmente muito nublado, condições favoráveis à formação de neblinas, períodos de chuva em geral fraca, passando a aguaceiros e vento sudoeste moderado , rodando para nordeste e tornando-se fresco com rajadas até 60 quilómetros por hora.

Para a Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao final da manhã e vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da manhã e rodando para quadrante oeste nas terras altas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 7 e 15 graus Celsius, no Porto entre 8 e 15, em Vila Real entre 03 e 11, em Bragança entre 01 e 08, em Viseu entre 03 e 12, em Coimbra entre 07 e 15, em Castelo Branco entre 04 e 12, em Santarém entre 06 e 16, em Évora entre 04 e 15, em Beja entre 05 e 15, em Faro entre 10 e 16, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 13 e 16, em Angra do Heroísmo entre 12 e 15 e em Santa Cruz das Flores entre 11 e 14.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados