Açoriano Oriental
Segundo corpo encontrado em local de derrocada
O corpo de um segundo homem, vítima de um deslizamento de terras em Faial da Terra, ilha de São Miguel, Açores, foi encontrado hoje cerca das 6h00 locais, informou a Proteção Civil regional.
Segundo corpo encontrado em local de derrocada

Autor: LUSA/AOnline

O vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Ricardo Barros, disse que o segundo corpo foi encontrado às 06:00 e adiantou que as equipas estão a tentar encontrar uma terceira pessoa que continua desaparecida.

Ricardo Barros explicou que devido ao mau tempo houve um deslizamento de terras durante a noite no lugar de Burguete, freguesia de Faial da Terra, concelho da Povoação, tendo sido atingidas três casas.

Os bombeiros conseguiram aceder a duas casas e resgatar as pessoas que estavam no interior, mas uma delas já estava morta, um homem com cerca de 50 anos.

O segundo corpo, encontrado esta quarta-feira às 06h00, encontrava-se na terceira casa que está totalmente soterrada e na qual viviam dois irmãos com cerca de 30 anos.

“Cerca de 400 pessoas entre bombeiros e elementos da Proteção Civil e também pessoal e máquinas da Secretaria Regional do Turismo e Transportes estão a tentar remover os escombros no sentido de saber se existe mais algum corpo na terceira habitação”, disse Ricardo Barros.

No terreno estavam hoje de manhã bombeiros e viaturas das corporações da Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, além do Serviço Municipal de Proteção Civil.

De acordo com o vice-presidente do Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, os trabalhos estavam a ser dificultados pela chuva intensa que continua a cair na zona.

Ricardo Barros adiantou ainda à agência Lusa que na ilha Terceira, grupo Central, o mau tempo causou um ferido sem gravidade e 30 desalojados devido ao transbordo de uma ribeira em Porto Judeu.

“Temos a indicação de que há 30 desalojados, 23 habitações danificadas, sendo que três delas estão inabitáveis”, disse.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os grupos Central e Oriental dos Açores sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de chuva forte até ao final do dia.

O aviso vermelho, que significa "situação meteorológico de risco extremo”, atinge os grupos Oriental (Santa Maria e S. Miguel) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Faial e Pico) entre as 05:00 e as 23:59 de hoje.

O Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores recomendou hoje “medidas de autoproteção” e “comportamentos adequados” ao mau tempo, na sequência do agravamento das previsões de chuva e vento para as ilhas.

O meteorologista do IPMA Carlos Ramalho disse entretanto à agência Lusa que o mau tempo nos Açores deverá manter-se até sexta-feira e a situação pode "tornar-se perigosa", devido à saturação dos terrenos provocada pela chuva intensa registada desde segunda-feira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados