Açoriano Oriental
SEF desconhece intenção de inspetores travarem vistos 'gold'
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disse hoje que os vistos 'gold' estão a ser processados com normalidade, indicando desconhecer qualquer iniciativa do sindicato dos inspetores para bloquear os processos.
SEF desconhece intenção de inspetores travarem vistos 'gold'

Autor: AOnline/LUSA

Segundo o Diário de Notícias de hoje, os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão “bloquear os processos de vistos dourados enquanto decorrem inquéritos na justiça”, recusando trabalhar sob suspeição.

Na sequência desta notícia, o SEF emitiu uma nota em que “esclarece que os processos (…) vulgarmente conhecidos por vistos 'gold' estão, à semelhança de todos os outros tramitados por este serviço, a ser processados com absoluta normalidade”.

“O SEF desconhece qualquer iniciativa do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, o qual, aliás, reuniu esta semana com o diretor nacional do SEF e, em tal reunião, não foi dado conhecimento da iniciativa a que se reporta a notícia publicada hoje pelo Diário de Notícias”, indica o comunicado.

Numa nota enviada às redações na madrugada de hoje, o Sindicato recomenda a todos os associados que, até que termine o processo da ‘auditoria gold’” se “abstenham de participar atos administrativos que não estejam estritamente relacionados com as suas funções policiais”.

Os inspetores do SEF garantem que “cumprem escrupulosamente a lei em vigor” e recusam, por isso, trabalhar sob “constante pressão emanada de um manto de suspeição”.

Lamentam igualmente que haja um inaceitável secretismo de uma auditoria supostamente feita aos vistos ‘gold’ “cuja publicidade”, dizem “reconduziria o assunto à sua real dimensão, acalmaria ânimos e atribuiria responsabilidades a quem as tivesse”.

O Diário de Notícias refere ainda que em causa está uma ordem da ministra da Administração Interna para instaurar mais dois inquéritos aos vistos atribuídos.

“Para manter a pressão, a ministra determinou que a Inspeção-geral da Administração Interna deve controlar todas as recomendações da auditoria através de uma ‘averiguação sistemática’”, escreve o jornal.

A agência Lusa tentou obter um comentário junto de fonte oficial do Ministério da Administração Interna, que se escusou, para já a fazê-lo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados