Açoriano Oriental
Secretaria da Educação dos Açores retifica número de docentes contratados em três anos na Região
A secretaria regional da Educação e Cultura esclareceu hoje que em três anos letivos "foram colocados 323 docentes em lugar de quadro" ao contrário do avançado hoje pelo Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA).

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota enviada às redações, a tutela esclarece que nos anos escolares 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017 foram abertas "as vagas que correspondiam a necessidades permanentes do sistema educativo regional" e que se cumpriu "o compromisso de integrar no quadro 300 docentes".

A secretaria regional da Educação e Cultura refere que a preparação para o próximo ano letivo foi efetuada "com todo o rigor e com a preocupação de dotar as unidades orgânicas do sistema educativo regional com todos os docentes necessários ao seu normal funcionamento".

O presidente do sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), José Pedro Gaspar, considerou hoje que a contratação de professores na Região para o ano escolar 2016/2017 "fracassou" em todos os objetivos a que se propôs.

Em conferência de imprensa, o SDPA assegurou que continua a "haver carência de docentes nos Açores" e lamentou, por isso, que a estratégia do Governo Regional dos Açores se mantenha a mesma de há três anos com idêntico "número de vagas proporcionadas, em cada grupo de recrutamento e em cada escola da Região".

"A Região, com estes três concursos extraordinários, foi vinculando cerca de 70 professores em cada ano, portanto, num total de 220 docentes e a Região necessita todos os anos de contratar a termo resolutivo 700 professores, ou seja, a Região está a integrar em quadro vinculativo cerca de 10% dos professores de que necessita ainda e que são necessidades permanentes", disse José Pedro Gaspar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados