Açoriano Oriental
Secretaria da Educação dos Açores repudia críticas de sindicato à inspeção regional
A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura dos Açores repudiou hoje as declarações do presidente do Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino (SIEE), que criticou a ação da inspeção da educação na região.
Secretaria da Educação dos Açores repudia críticas de sindicato à inspeção regional

Autor: Lusa/AO Online

"Lamenta-se o teor das declarações do senhor presidente do Sindicato dos Inspetores da Educação e do Ensino, entidade que representa apenas oito das quinze pessoas que exercem funções na IRE", salientou a tutela, num comunicado.

O presidente daquele sindicato, José Calçada, disse hoje, numa conferência de imprensa, que a Inspeção Regional de Educação (IRE) dos Açores não cumpre com as competências que estão previstas na lei e não tem um plano de atividades, alegando que há uma falha de comunicação entre o secretário regional da Educação e a chefia da inspeção.

"Eu não quero a demissão do inspetor regional da Educação, só quero que ele mude de comportamento", salientou, alegando que como está a inspeção "não serve" e "é melhor extingui-la".

No mesmo comunicado, a secretaria regional da Educação salientou que a IRE "goza de autonomia e independência técnica", acrescentando que a inspeção "possui plano de atividades e o seu responsável realiza, regularmente, com a tutela reuniões de trabalho para acompanhamento das atividades desenvolvidas".

"A IRE atua no estrito cumprimento da lei e, por isso, instrui tão só os processos disciplinares que lhe são remetidos pelas unidades orgânicas - Secretaria regional da Educação, Ciência e Cultura e Direção Regional da Educação-, procurando sempre desempenhar um papel ?prospetivo e preventivo'", lê-se no comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados