Açoriano Oriental
SATA Rallye Açores com 42 equipas concorrentes inscritas
Comissão Organizadora da quarta prova do Campeonato Europeu de Ralis (ERC na sigla inglesa) já divulgou a lista onde estão 42 equipas inscritas para a prova que se disputa de 25 a 27 de abril
SATA Rallye Açores com 42 equipas concorrentes inscritas

Autor: Arthur Melo

Um total de 42 equipas estão inscritas no SATA Rallye Açores, prova que se vai disputar de 25 a 27 de abril, na ilha de São Miguel.

O documento, divulgado esta terça-feira à noite, mostra que a quarta prova do Campeonato Europeu de Ralis (ERC na sigla inglesa) vai contar à partida com 11 viaturas S2000 e dois RRC.

O atual líder do ERC, o checo Jan Kopecký, é o primeiro da lista com o Skoda Fabia S2000, sendo que a marca checa terá á partida um total de seis viaturas, onde se inclui o de Ricardo Moura, bicampeão de Portugal de ralis que vai estrear, em casa, a antiga máquina do piloto que terá o número 1 nas portas do carro oficial da Skoda Motorsport.

O irlandês Craig Breen (Peugeot 207 S2000), o polaco Robert Kubica (Citroen DS3 RRC), o francês Bryan Bouffier (Peugeot 207 S2000) e o alemão Mark Wallenwein (Skoda Fabia S2000) são outros dos nomens sonantes que estão a disputar o renovado ERC que, em 2013, juntou o melhor do Europeu e do IRC com a promoção da Eurosport que, nos Açores, vai transmitir em direto as duas passagens por Sete Cidades e Tronqueira.

A 48.ª edição do maior evento promocional e desportivo dos Açores conta com 27 equipas estrangeiras, um recorde absoluto, estando representados na prova os seguintes países: República Checa, Irlanda, Polónia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Ucrânia, Roménia, Rússia, Áustria, Austrália, Bulgária, Bélgica, Inglaterra e Estónia, entre pilotos e copilotos.  

Entre os pilotos lusos, Ricardo Moura lidera a comitiva portuguesa, seguido por Bruno Magalhães em Peugeot 207 S2000 (vencedor da prova em 2008 e 2010), Bernardo Sousa em Ford Fiesta RRC, Miguel J. Barbosa em Mitsubishi Lancer EVO IX e Diogo Gago em Citroen C2 R2 Max. 

Entre os açorianos, e para além do pentacampeão dos Açores de ralis, estão presentes Luís Miguel Rego (Mitsubishi Lancer EVO IX), Ruben Rodrigues (Mitsubishi Lancer EVO IX), Luís Pimentel (Mitsubishi Lancer EVO IX), Luís Mota (Mitsubishi Lancer EVO VIII), Henrique Moniz (Citroen C2 R2 Max), João Faria (Peugeot 206 RC), Marco Soares (Citroen Saxo Cup), António Ortins (Toyota Yaris), Cláudio Batista (Citroen C2 R2) e Rafael Botelho (Citroen Saxo Cup).

Inicialmente agendada para ser divulgada na noite do passado sábado, a Lista de Inscritos do SATA Rallye Açores surgiu apenas três dias depois, um atraso que, de acordo com a organização,  se deveu a motivos de "atribuição das prioridades ERC e a própria ordem da lista pela FIA", pelo que, justificou o Grupo Desportivo Comercial na tarde terça-feira, não foi possível a sua divulgação na data que constava do Programa do rali.

 

Rallye Açores com apenas nove inscritos

Na mesma altura vai disputar o Rallye Açores, prova inaugural do Troféu de Ralis de São Miguel (TRSM), que vai contar com nove equipas inscritas. 

Em 2013 inscreveram-se 18 concorrentes para a segunda edição do TRSM, comnpetição organizada pelo Grupo Desportivo Comercial para dar a possibilidade, a custos reduzidos, a muitos pilotos de participarem em provas automobilistivas na ilha de São Miguel. 

João Marrucho, Fernando Amaral, Luís Medeiros, Gilberto Ferreira, Adriano Medeiros, Flávio Guerreiro, António Moniz, Jorge Santos e Ludgero Furtado são os concorrentes inscritos à segunda edição do Rallye Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados