Açoriano Oriental
SATA diz que propôs trabalho nos Açores a tripulantes sem contrato em vigor
A SATA esclareceu que vai criar 40 postos de trabalho nos Açores no verão e que perguntou a tripulantes contratados no ano passado se estão interessados nos lugares, não tendo nenhum deles contrato com a companhia neste momento.
SATA diz que propôs trabalho nos Açores a tripulantes sem contrato em vigor

Autor: Lusa/AO online

 

A companhia aérea açoriana nega assim as acusações do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC), que hoje disse que a SATA informou 40 trabalhadores da base de Lisboa que só lhes renova os contratos se forem sete meses para Ponta Delgada, a partir de abril, tendo de tomar a decisão em 24 horas.

Em declarações à Lusa, o assessor de imprensa da SATA, José Gamboa, explicou que a empresa vai criar este ano, na época alta de verão, que arranca a 01 de abril, 40 novos postos de trabalho, sazonais, em Ponta Delgada.

Por causa disso, contactou 40 tripulantes de cabine que trabalharam com a SATA no verão passado com contratos a termo, que terminaram ainda em 2013, para saber se estavam interessados nos lugares.

Segundo José Gamboa, isto é um procedimento normal, adotado "todos os anos para todas as épocas altas" e que respeita o acordo de empresa assinado também pelo SNPVAC.

Este acordo prevê que a empresa contacte os contratados no verão anterior para responder às necessidades da época alta seguinte, pelo que foram contactados na quarta-feira os 40 mais bem classificados em 2013, afirmou.

"O tempo de resposta, normalmente, também é sempre muito curto por razões logísticas", acrescentou, sublinhando que "as pessoas já estão habituadas" e que só na quinta-feira, no dia em que foram contactados, mais de 50% dos tripulantes aceitaram a proposta e que até este momento são já 37 os que responderam afirmativamente.

José Gamboa sublinhou que o novo plano de exploração da SATA "reforça a centralidade dos Açores" na operação da SATA e que há este ano um reforço das ligações entre as ilhas e América do Norte e a Europa.

Neste contexto, "nesta primeira fase de contratação", são criados 40 postos de trabalho sazonal na época alta deste ano em Ponta Delgada, acrescentou.

A SATA anunciou novas operações regulares com algumas cidades europeias para 2014, assim como um reforço de ligações para a América do Norte, em crescendo até julho e agosto, quando haverá voos diários entre Ponta Delgada e Boston (EUA) e cinco voos semanais com Toronto (Canadá).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados