SATA cancelou "toda a operação" prevista para hoje

SATA cancelou "toda a operação" prevista para hoje

 

Lusa/AO Online   Regional   11 de Mai de 2010, 11:32

A transportadora aérea açoriana SATA cancelou “toda a operação” prevista para hoje devido aos constrangimentos de navegação causados pela nuvem de poeira originada por um vulcão na Islândia, disse à Lusa o porta-voz da empresa.

“A operação de hoje está toda cancelada”, afirmou José Gamboa, remetendo para um comunicado que será divulgado ao princípio da tarde mais informações sobre as consequências desta decisão, nomeadamente quanto ao número de passageiros afetados.

José Gamboa revelou, no entanto, que a SATA conseguiu transportar 1173 passageiros nos 13 voos que realizou entre as 18:00 e as 24:00 de segunda feira, aproveitando uma “janela de oportunidade” criada pela nuvem de poeira vulcânica.

Naquele período foram realizados sete voos entre as ilhas dos Açores, transportando 327 passageiros, e cinco ligações de e para o continente, que transportaram 846 passageiros.

Por outro lado, o navio Express Santorini, disponibilizado pela SATA para recolher passageiros retidos nas ilhas do Faial, Terceira e S. Miguel, transportou 75 passageiros na primeira viagem.

O navio saiu da Horta, Faial, levando 33 passageiros da SATA, tendo embarcado mais 42 na Praia da Vitória, Terceira, com destino a Ponta Delgada, S. Miguel.

Ao princípio da tarde, o navio larga de Ponta Delgada para fazer o percurso inverso, não sendo ainda conhecido o número de passageiros da SATA que vai transportar.

O vulcão islandês Eyjafjöll entrou em erupção a 21 de março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afetou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na quinta feira à noite.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.