Açoriano Oriental
Sarkozy diz que conservadores não se vão juntar aos socialistas para travar Frente Nacional
O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou que os conservadores "nem se vão retirar nem se vão fundir" com as listas de esquerda para impedir o triunfo da Frente Nacional na segunda volta das eleições regionais.
Sarkozy diz que conservadores não se vão juntar aos socialistas para travar Frente Nacional

Autor: Lusa/AO Online

 

O líder conservador sublinhou que vai pedir aos responsáveis políticos do partido Os Republicanos, em coligação com os centristas, que "recusem qualquer fusão e qualquer retirada das listas" em benefício de outra com mais possibilidades.

"Temos que ouvir e compreender a exasperação dos franceses" e "também os que elegeram a Frente Nacional", porque não fazê-lo seria "irresponsável", afirmou Sarkozy depois de se conhecerem as primeiras projeções dos resultados da primeira volta das eleições.

Sarkozy sublinhou que as urnas mostraram "um veredicto claro" a favor "da alternância" nas regiões de França porque "os franceses quiseram que a prioridade para todos os responsáveis políticos seja que a República não recue mais".

"Entendo a vossa inquietação, mas não terão nenhuma resposta de um partido cuja posição agravaria dramaticamente a situação de França", afirmou, em referência à Frente Nacional, que terá obtido cerca de 30% dos votos (um resultado nacional recorde), segundo as projeções que colocam este partido como primeira força política em França.

O antigo Presidente francês apelou à eleição das candidaturas de centro direita no próximo domingo, na segunda volta das eleições, porque "cada voto conta", e dirigiu-se particularmente aos "mais de 20 milhões de compatriotas que não votam, especialmente os jovens".

"O vosso silêncio nas urnas não será uma resposta à vossa inquietação e angústia", afirmou Sarkozy, pedindo a "todos os partidos para que se mobilizem pela única alternativa possível".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados