Açoriano Oriental
São Miguel e Santa Maria em alerta laranja
 A previsão de chuva forte e trovoadas colocou hoje as ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel sob aviso laranja, o segundo mais grave, enquanto que no território continental apenas Faro está a amarelo, devido à agitação marítima.
São Miguel e Santa Maria em alerta laranja

Autor: Lusa/AO On Line

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), as ilhas de Santa Maria e São Miguel (grupo oriental) estarão hoje sob influência da chuva e dos aguaceiros fortes, mais frequentes e intensos durante a madrugada e manhã, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Estes são os motivos pelos quais o IM acionou o aviso laranja, que significa situação meteorológica de risco moderado a elevado, o qual deverá manter-se ativo até às 12:00 de hoje.

Ainda no grupo oriental açoriano, o vento deverá soprar de norte muito fresco a forte (40/65 km/h), com rajadas que poderão atingir os 80 km/h. O estado do mar, por sua vez, estará grosso a alteroso, com ondas de nordeste de 5 metros e com a temperatura da água do mar a registar 18 graus Celsius.

Nas restantes ilhas do arquipélago, sem qualquer aviso, o céu apresentar-se-á nublado, os aguaceiros serão fracos e o vento será muito fresco, com rajadas até 65 km/h.

O território continental, por outro lado, apresenta-se hoje sem qualquer aviso, com exceção do Algarve, que está a amarelo - o que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas -, como resultado da agitação marítima. Nesta zona, na costa sul, as ondas de sueste irão atingir os 2,5 metros, enquanto que na costa ocidental serão de noroeste, com um a dois metros, passando depois a ondas de sueste.

A barra de Vila do Conde, no norte, está encerrada, e a de Lagos, no sul, encontra-se condicionada, segundo as informações constantes no "site" da Marinha.

As previsões do IM apontam ainda para períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e com o vento a soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, embora se torne temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral oeste. Nas terras altas e no Algarve deverá soprar moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até aos 60 km/h.

Para hoje, deverá ainda registar-se uma ligeira subida da temperatura máxima nas regiões do norte, com o Porto a marcar 18º. Em Ponta Delgada, os termómetros não passarão dos 16º, enquanto que Lisboa e Faro ficarão nos 20º e o Funchal nos 21º.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados