Açoriano Oriental
Santuário prevê que 35 mil peregrinos se desloquem a pé ao santuário até dia 13
O Santuário de Fátima prevê que até dia 13 se desloquem a pé cerca de 35 mil pessoas para participarem na peregrinação internacional aniversária de maio ao templo mariano, este ano presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, Brasil.
Santuário prevê que 35 mil peregrinos se desloquem a pé ao santuário até dia 13

Autor: Lusa/AO Online

 

“Estamos a calcular, por aquilo que temos verificado nestes últimos dias, que o número de peregrinos não diminui dos anos anteriores. Nos anos anteriores temos tido uma média de 35 mil peregrinos, por aquilo que temos observado não vão diminuir este ano”, disse à agência Lusa o padre Manuel Antunes, do Movimento da Mensagem de Fátima, entidade que coordena a assistência aos peregrinos a pé a nível nacional.

Ao longo de vários percursos pelo país, centenas de voluntários distribuídos por dezenas de postos de assistência prestam apoio aos peregrinos.

A GNR tem também, desde segunda-feira, uma operação para garantir a segurança das pessoas que se deslocam a pé para Fátima, no distrito de Santarém, que inclui ações de sensibilização e o reforço de militares nas principais vias.

A abertura da peregrinação está marcada para as 18:30 de terça-feira, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a entronização da imagem da Virgem Aparecida.

As celebrações, com o tema “A Mãe de Jesus estava com eles”, prosseguem às 21:30, com a recitação do terço, procissão das velas e missa, culminando na quarta-feira, dia 13, com missa, bênção dos doentes e a procissão do adeus.

Dados da tarde de quinta-feira indicam que se inscreveram para a peregrinação 117 grupos de fiéis oriundos de mais de duas dezenas de países, sendo os mais representados Portugal, Itália e Brasil. Deste último, marca presença uma delegação de Aparecida, com mais de 400 pessoas.

Os santuários de Fátima e da Aparecida, no Brasil, assinalam em 2017, respetivamente, o centenário das aparições e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida, tendo as comemorações conjuntas iniciado há um ano.

Em entrevista à sala de imprensa do templo português, o arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis, afirmou que ter uma réplica da imagem “oficialmente entronizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima é uma graça inesperada”.

“E auguramos que essa sua entronização em Fátima redunde em aparecimento, em ‘irrompimento’ no coração e na vida de tantos outros irmãos e irmãs nossos”, declarou Raymundo Damasceno Assis, considerando que, “na multiplicidade da procedência de seus peregrinos, Fátima tem as dimensões do mundo”.

Na entrevista, o cardeal arcebispo expressou ainda o desejo de que “nestas duas imagens distintas, representativas de duas nações, que Portugal e Brasil sintam-se irmanados” e que Fátima e Aparecida reforcem e propaguem “aos quatro ventos a dimensão universal de sua mensagem e proposta”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados