Açoriano Oriental
Santa Maria vai ser palco da final europeia da competição CanSat

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se esta terça-feira com a escolha da ilha de Santa Maria para a realização da final do concurso CanSat 2018, que irá decorrer entre 28 de junho e 1 de julho, sendo promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Santa Maria vai ser palco da final europeia da competição CanSat

Autor: AO online

"Os Açores já tinham dado provas de ter capacidade e motivação para serem anfitriões de uma prova europeia” nesta área, afirmou Gui Menezes, citado por uma nota de imprensa do Governo Regional, salientando a importância desta iniciativa para “estimular nos jovens o interesse pela temática do espaço e para despertar vocações para esta área”.

Dirigido a alunos dos ensinos secundário e profissional, este concurso tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante, informa a mesma nota de imprensa

A final europeia vai contar com as equipas da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Polónia, Roménia, Holanda, Espanha e Reino Unido, além de uma equipa nórdica (competição conjunta da Finlândia, Suécia e Noruega), e de uma equipa da Hungria, selecionada diretamente pela ESA, sendo esperadas cerca de uma centena e meia de pessoas.

 

A final nacional desta competição também vai decorrer em Santa Maria, de 26 a 29 de abril, sendo a equipa açoriana 'Space Info', da Escola Profissional Aprodaz, uma das finalistas.

 

O CanSat é uma das iniciativas da ESA que pretende contribuir para aumentar a competência dos jovens nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Cada equipa, que pode ter até seis elementos, com idades entre 14 e 19 anos, vai lançar e operar o seu microssatélite, analisando os dados recolhidos, que serão apresentados a um júri, que irá atribuir o primeiro, o segundo e terceiro prémios.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados