Santa Maria vai ser palco da final europeia da competição CanSat

Santa Maria vai ser palco da final europeia da competição CanSat

 

AO online   Regional   30 de Jan de 2018, 15:35

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se esta terça-feira com a escolha da ilha de Santa Maria para a realização da final do concurso CanSat 2018, que irá decorrer entre 28 de junho e 1 de julho, sendo promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

"Os Açores já tinham dado provas de ter capacidade e motivação para serem anfitriões de uma prova europeia” nesta área, afirmou Gui Menezes, citado por uma nota de imprensa do Governo Regional, salientando a importância desta iniciativa para “estimular nos jovens o interesse pela temática do espaço e para despertar vocações para esta área”.

Dirigido a alunos dos ensinos secundário e profissional, este concurso tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante, informa a mesma nota de imprensa

A final europeia vai contar com as equipas da Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Portugal, Polónia, Roménia, Holanda, Espanha e Reino Unido, além de uma equipa nórdica (competição conjunta da Finlândia, Suécia e Noruega), e de uma equipa da Hungria, selecionada diretamente pela ESA, sendo esperadas cerca de uma centena e meia de pessoas.

 

A final nacional desta competição também vai decorrer em Santa Maria, de 26 a 29 de abril, sendo a equipa açoriana 'Space Info', da Escola Profissional Aprodaz, uma das finalistas.

 

O CanSat é uma das iniciativas da ESA que pretende contribuir para aumentar a competência dos jovens nas disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Cada equipa, que pode ter até seis elementos, com idades entre 14 e 19 anos, vai lançar e operar o seu microssatélite, analisando os dados recolhidos, que serão apresentados a um júri, que irá atribuir o primeiro, o segundo e terceiro prémios.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.