Santa Maria reivindica do Governo dos Açores medidas para o turismo

Santa Maria reivindica do Governo dos Açores medidas para o turismo

 

Lusa/AO Online   Regional   22 de Jan de 2016, 12:31

O presidente do Conselho de Ilha de Santa Maria, nos Açores, enviou uma missiva ao presidente do Governo Regional na qual defende medidas que possam potenciar o turismo como nas restantes ilhas.

De acordo com um comunicado hoje enviado pelo organismo representativo das forças vivas da ilha, Rui Arruda considera que, face à entrada em vigor do novo modelo de transporte aéreo dos Açores, que liberalizou o mercado, a ilha “não está a beneficiar” de “forma satisfatória” do mesmo, apresentando “valores negativos, em contraciclo com a larga maioria das ilhas dos Açores”.

Para inverter este cenário, Rui Arruda propõe ao executivo açoriano que nos meses de julho e agosto os dois voos semanais entre Lisboa e Santa Maria, operados pela transportadora aérea açoriana SATA, sejam efetuados diretamente, sem escala, início ou destino em Ponta Delgada.

O responsável quer também que a SATA pratique preços a baixo custo nos dois voos diretos semanais entre Lisboa e Santa Maria, bem como que se promova a ilha no exterior.

Rui Arruda defende um aumento de voos entre Ponta Delgada e Santa Maria, para que seja possível um “maior reencaminhamento de passageiros” que chegam aos Açores no âmbito do novo modelo de transporte aéreo.

Em abril de 2015, entrou em vigor o novo modelo de transporte aéreo negociado pelos Governos da República e dos Açores, que contempla a liberalização das rotas de Ponta Delgada e Terceira, embora as duas companhias de baixo custo que entraram no mercado, a Ryanair e Easyjet, só estejam a operar para a primeira, na ilha de São Miguel.

O novo modelo de transporte aéreo prevê a existência de reencaminhamentos, sem custos adicionais para os passageiros, possibilidade que o Conselho de Ilha defende que seja “amplamente divulgada” pelo Governo Regional a nível nacional e internacional.

O Conselho de Ilha pretende que o Governo Regional reforce este ano o programa “Meus Açores, meus amores”, destinado à circulação interilhas de idosos, visando potenciar o número de grupos a visitar a ilha de Santa Maria.

O Conselho deliberou enviar também uma carta ao secretário regional do Turismo e Transportes sobre as inspeções periódicas de veículos, na qual defende uma revisão da legislação regional sobre esta matéria.

Esta revisão, segundo o Conselho de Ilha, deve contemplar a possibilidade de as empresas licenciadas para a prestação deste serviço na ilha serem obrigadas a efetuar, no mínimo, duas deslocações mensais, com obrigação de permanência e prestação de serviço em períodos nunca inferiores a cinco dias úteis cada.

O Conselho de Ilha pede ainda a intervenção da diretora do Parque Natural de Santa Maria para combater a espécie invasora localmente conhecida por cana.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.