Açoriano Oriental
Santa Casa da Misericórdia quer criar centro para idosos nas Furnas
A Santa Casa da Misericórdia da Povoação, nos Açores, conta reabilitar no próximo ano um imóvel degradado, nas Furnas, para criar naquela freguesia um centro de dia e de noite para idosos.
Santa Casa da Misericórdia quer criar centro para idosos nas Furnas

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

"O que pretendemos é reabilitar aquele imóvel, porque está num estado avançado de degradação, instalar um centro de dia para a freguesia de Furnas, que neste momento não tem esta valência a funcionar diariamente, e também poder proporcionar aos idosos um acolhimento durante a noite", disse o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, Ângelo Furtado, em declarações à agência Lusa.

Segundo Ângelo Furtado, o imóvel foi doado "há muitos anos" à Santa Casa da Misericórdia com a finalidade de desenvolver respostas sociais na freguesia, acrescentando que "a proprietária que fez a doação tinha título de condessa de Cuba".

Na casa da condessa a Santa Casa da Misericórdia pretende instalar entre oito a 12 camas, equipamento que deverá também dar resposta aos cuidadores informais que existem no concelho da Povoação.

"Fizemos um inquérito de natureza concelhia e há 184 cuidados informais. São pessoas que ao longo do ano não têm um dia, uma semana ou um mês de férias e vão fazendo este trabalho. Assim, esses cuidadores informais poderiam descansar neste novo equipamento e os seus idosos ficariam também nesta valência", explicou, adiantando que a reabilitação do imóvel "está estimada em cerca de um milhão de euros".

O provedor referiu que a Santa Casa da Misericórdia da Povoação tem vindo "a trabalhar neste projeto junto do Governo Regional" e disse que a instituição pretende "reabilitar o imóvel durante o próximo ano".

Ângelo Furtado, reeleito recentemente para mais um mandato de quatro anos, disse que outro dos objetivos da instituição é a construção de um lar residencial de apoio aos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Povoação, na ilha de São Miguel.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados