Açoriano Oriental
Eleições EUA
Sanders fala em "empate virtual" com Clinton no "caucus" democrata no Iowa
O senador norte-americano Bernie Sanders afirmou, esta noite, ter conseguido um "empate virtual" com a sua rival e favorita à nomeação democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, no "caucus" do Iowa.
Sanders fala em "empate virtual" com Clinton no "caucus" democrata no Iowa

Autor: Lusa/AO Online

Com 95% dos recintos eleitorais escrutinados, Clinton contava com 49,89% dos apoios, enquanto Sanders tinha 49,59%, um empate na disputa em Iowa que coloca Sanders na corrida à nomeação como candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA deste ano.

“Quero felicitar a secretária Clinton e a sua organização pela sua vigorosa campanha, bem como o governador O’Malley”, disse Sanders, dirigindo-se aos seus simpatizantes após conhecidos os resultados. O ex-governador de Maryland O'Malley anunciou entretanto a sua retirada da corrida à Casa Branca esta noite ao obter menos de 1% dos apoios.

“Quando penso no que aconteceu esta noite, penso que as pessoas de Iowa mandaram uma mensagem muito profunda ao ‘establishment’ político, económico e mediático. É demasiado tarde para as políticas e a economia do ‘establishment’", afirmou Sanders, autoproclamado socialista.

O senador independente voltou a colocar a desigualdade económica no centro do debate eleitoral e também se referiu aos restantes assuntos que têm guiado a sua agenda política, como o direito ao acesso gratuito ao ensino superior e à saúde, a regulação de Wall Street e a alteração do sistema de financiamento das campanhas políticas nos Estados Unidos.

“Não podemos continuar a ter uma sistema de financiamento de campanhas corrupto”, lamentou Sanders, ao recordar a influência que as grandes fortunas têm na vida política norte-americana.

“Recebemos nesta campanha 3,5 milhões de contribuições. A contribuição média foi de 27 dólares, não representamos os interesses da classe milionária, de Wall Street. Não queremos o dinheiro deles”, afirmou, defendendo o seu modelo de campanha, assente em donativos de pequenos contribuintes particulares.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados