Açoriano Oriental
Salário mínimo sobe para 557 euros e TSU desce 1,25 pontos percentuais
Governo e parceiros sociais chegaram hoje a um acordo para o aumento do salário mínimo para 557 euros em janeiro de 2017 e a descida da Taxa Social Única paga pelas empresas em 1,25 pontos percentuais.
Salário mínimo sobe para 557 euros e TSU desce 1,25 pontos percentuais

Autor: Lusa/AO Online

 

O acordo foi alcançado numa reunião de Concertação Social que decorreu hoje, em Lisboa.

Atualmente, o salário mínimo nacional é de 530 euros, sendo o compromisso assumido pelo Governo de chegar aos 600 euros em 2019, que deverá ser o último ano da legislatura, caso o calendário eleitoral decorra normalmente.

De acordo com o terceiro relatório sobre o impacto da subida do salário mínimo, apresentado pelo Governo aos parceiros sociais, em setembro deste ano, cerca de 21% dos trabalhadores em Portugal, ou seja, 648 mil, recebiam o salário mínimo nacional.

Quanto à taxa social única (TSU), este é o valor que as empresas e trabalhadores descontam mensalmente para a Segurança Social.

A taxa paga pelas empresas desce 1,25 pontos percentuais para 22,5% (atualmente é de 23,75%), sendo a descida das contribuições pagas pelas empresas uma contrapartida por as entidades patronais terem mais gastos com o salário mínimo a partir do próximo ano.

Já os trabalhadores continuarão a descontar 11% do seu ordenado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados