Açoriano Oriental
Ryanair quer voar para os Açores de Lisboa e Porto a partir do próximo verão
O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, disse que a companhia aérea de baixo custo está em negociações com várias entidades da Região Autónoma dos Açores e admitiu iniciar ligações com Lisboa e Porto no próximo verão.
Ryanair quer voar para os Açores de Lisboa e Porto a partir do próximo verão

Autor: Lusa/AO online

 

Numa conferência de imprensa no Porto, O’Leary disse que a abertura de uma base da Ryanair nos Açores é “uma possibilidade”, mas que mesmo que tal não aconteça a companhia aérea conta recorrer às aeronaves que possui em Lisboa e no Porto para ligar Portugal Continental aos Açores “tão cedo quanto o verão de 2015”.

“Estaremos provavelmente a olhar para no mínimo um voo diário duplo para Lisboa e diário para o Porto. Isso significaria um aumento de cerca de 300.000 passageiros num ano”, disse o responsável da companhia aérea irlandesa, que realçou estar em negociações com a Vinci acerca das taxas aeroportuárias.

Michael O’Leary afirmou que a Ryanair está a falar “com a Vinci acerca dos custos dos aeroportos, que são altos [nos Açores] como são em Lisboa”, mas ressalvou esperar que a empresa “veja a luz, o bom senso e reduza as taxas em vez de continuar a aumentá-las”.

O presidente executivo da Ryanair disse ainda acreditar que a Região Autónoma dos Açores “tem sido mal servida nos últimos anos, com preços muito altos e pequenos aviões”.

No entanto, a decisão de operar para e a partir dos Açores está dependente de uma série de fatores, em particular, novamente, os custos aeroportuários e de ‘handling’.

Sobre a Região Autónoma da Madeira, O’Leary disse que continuam a olhar para aquele destino, mas reconheceu que as conversações com os Açores “estão mais avançadas do que com a Madeira neste momento”, um aeroporto “mais complicado”, que requer treino especial para os pilotos.

As afirmações de O’Leary dão continuidade ao que já havia afirmado em setembro, quando disse que a Ryanair quer voar para os Açores e para a Madeira, estando a negociar o lançamento dessas rotas.

Em conferência de imprensa no mês passado, Michael O’Leary manifestou interesse em lançar rotas para o arquipélago dos Açores, explicando que “o Governo tem que resolver a liberalização e encorajar as companhias aéreas”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados