Açoriano Oriental
Rui Teixeira e Sara Moreira, ambos do Sporting, vencem São Silvestre do Porto
Os atletas do Sporting Rui Teixeira e Sara Moreira venceram a 22ª edição da São Silvestre do Porto, apontando como próximas metas o Nacional de Estrada, que se realiza em janeiro.

Autor: Lusa/AO Online

 

Com o tempo de 30.14 minutos, Rui Teixeira 'destronou' o corredor do Benfica Rui Pedro Silva, que venceu esta prova seis vezes consecutivas, mas na edição de hoje ficou em segundo lugar, com 30.31. Em terceiro lugar ficou José Moreira, também do Sporting, com 30.40.

"É verdade que consegui quebrar o poderio dele, mas o mais importante é que me sinto preparado para o Nacional de Estrada", referiu o atleta sportinguista, enquanto Rui Pedro Silva confessou estar a sentir problemas físicos, pelo que encara o segundo lugar alcançado como "uma vitória".

Já Sara Moreira, com 33.43, foi a campeã em femininos, à frente de Mónica Silva, do Benfica (34.59), e de Doroteia Teixeira, do Amigos da Montanha (35.36), segunda e terceira, respetivamente.

"Foi uma emoção muito grande. As ruas estavam cheias de gente e muitas a puxar por mim. É como correr em casa. A vitória foi um à parte. [Segue-se] o Nacional de Estrada e a preparação para os Jogos Olímpicos", disse Sara Moreira, atleta natural de Santo Tirso, distrito do Porto.

Na São Silvestre do Porto também participaram os ex-ciclistas Óscar Pereiro, espanhol que venceu a Volta a França de 2006, e José Azevedo, atual diretor desportivo da equipa russa de ciclismo Katusha e que foi profissional entre 1994 e 2008, tendo sido quinto no Tour de 2004 e na Volta a Itália de 2001.

O antigo ciclista português revelou que esta foi a sua estreia no atletismo, tendo terminado os 10 quilómetros em 39.07.

"É para repetir, mas são experiências muito diferentes. Gostei bastante, apesar de constatar que não é fácil. Este é um percurso muito acidentado", disse José Azevedo, revelando uma opinião semelhante à do ex-ciclista espanhol, que terminou a prova em 45.00, tendo descrito o percurso como "muito, muito exigente, mas bonito e desafiante".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados