Açoriano Oriental
Rui Machete reúne-se hoje com chefe da diplomacia dos Estados Unidos
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, reúne-se esta terça-feira em Washington com o seu homólogo dos Estados Unidos, John Kerry, sobre questões internacionais e bilaterais, incluindo a base das Lajes.
Rui Machete reúne-se hoje com chefe da diplomacia dos Estados Unidos

Autor: Lusa/AO Online

 

“Rui Machete e John Kerry terão oportunidade de abordar vários temas da agenda internacional, como o combate ao terrorismo, a crise na Ucrânia, a situação no Médio Oriente ou a Segurança Marítima, bem como o relacionamento bilateral entre Portugal e os Estados Unidos da América, incluindo a questão da presença norte-americana na Base das Lajes”, refere um comunicado divulgado na segunda-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo fonte do gabinete de Rui Machete, o ministro vai também encontrar-se na capital norte-americana com membros do grupo que defende os interesses de Portugal na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, com o presidente da comissão de Forças Armadas do Senado, o republicano John McCain; com o presidente da subcomissão parlamentar para a Europa da comissão de Negócios Estrangeiros do Senado, o republicano Ron Johnson e com o senador democrata do Massachusetts Edward Markey.

O pano de fundo da reunião de Rui Machete com John Kerry é a tomada de posição do governo português manifestada na quarta-feira com a chamada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do embaixador dos Estados Unidos em Lisboa para falar sobre a intenção norte-americana de dar início ao processo de redução de postos de trabalho na base açoriana das Lajes.

Segundo o ministério, na reunião com o embaixador norte-americano foi transmitida a posição do Governo português de que o processo iniciado com a notificação, que foi precedida de um inquérito geral a todos os trabalhadores sobre um eventual interesse na cessação de contratos por mútuo acordo, “não deverá prosseguir em termos efetivos até à reunião extraordinária da Comissão Bilateral Permanente que se realizará em Washington”.

“Foi igualmente reiterado que ambas as partes deverão assegurar um cumprimento estrito dos compromissos assumidos na Comissão Bilateral Permanente que teve lugar a 11 de fevereiro, em Lisboa”, reforçou a nota informativa.

A convocação de Robert Sherman ocorreu dois dias depois de os trabalhadores portugueses da base das Lajes, na ilha Terceira (Açores), terem sido oficialmente notificados da intenção dos Estados Unidos de reduzir o efetivo militar e civil naquela infraestrutura.

Na reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos de 11 de fevereiro, foi decidido que seria realizada uma reunião extraordinária entre maio e junho, em Washington, para tratar exclusivamente da redução na base das Lajes, com ênfase para as questões laborais.

A 08 de janeiro deste ano, o então secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, anunciou a redução de 500 efetivos da base aérea portuguesa nas Lajes.

No mesmo dia, o embaixador norte-americano em Lisboa explicou que o objetivo é reduzir gradualmente os trabalhadores portugueses de 900 para 400 pessoas ao longo deste ano e os civis e militares norte-americanos passarão de 650 para 165.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados