Açoriano Oriental
Rui Bettencourt defende uma União Europeia mais coesa

O secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu, esta quarta-feira, em São Roque do Pico, a ideia de uma União Europeia mais coesa e humana.

Rui Bettencourt defende uma União Europeia mais coesa

Autor: AO online

 “Não abdiquem de lutar, de exigir que o projeto europeu tenha esse humanismo, tenha essa vontade de felicidade”,afirmou Rui Bettencourt, citado por uma nota do executivo açoriano, salientando ainda “o progresso e o desenvolvimento” que o projeto europeu deve ter, bem como “a coesão que temos que ter entre açorianos e a coesão que temos que ter entre europeus”.

O titular da pasta das Relações Externas, que falava quarta-feira na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, deixou essa mensagem aos jovens e aos Açorianos através dos jovens do Pico e da sua comunidade, frisando o facto de os Açores serem uma região “muito particular” da Europa por ser uma “região ultraperiférica dispersa em várias ilhas”.

“Podem ter a certeza que, vendo o que se está a ver hoje aqui no Pico, vendo como foi preparado este dia, vendo como são os açorianos europeístas, aqui no Pico e nos Açores, nós estamos legitimamente na Europa”, asseverou Rui Bettencourt, considerando que se trata de “colocar a Europa no centro”, com este projeto.

 

Para o Secretário Regional, trata-se de um “desenvolvimento conjugado” entre todos, numa altura em que alguns põem em causa a União Europeia e o futuro deste projeto, “que está a desenrolar-se e continua em construção”.

 

O programa comemorativo do Dia da Europa em São Roque incluiu também a inauguração de uma obra de arte mural da autoria do artista plástico João Ramos, dedicada ao Ano Europeu do Património, que teve a colaboração de alunos com necessidades educativas especiais.

 


 

Nesta quarta-feira foram conhecidos os vencedores do concurso de trabalhos multimédia ‘Património Cultural e Natural’, cujo vídeo foi emitido pela RTP/Açores em horário nobre.

 

A vencedora foi a equipa da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, ficando em segundo lugar a Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, também da ilha Terceira, e em terceiro lugar a Escola Básica e Secundária de Santa Maria.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados