Açoriano Oriental
Rui Bettencourt defende importância da diáspora na projeção externa dos Açores

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu, em Fall River, nos Estados Unidos da América, que as comunidades açorianas, nos diversos países onde estão radicadas, são "claramente determinantes para uma efetiva projeção externa dos Açores".

Rui Bettencourt defende importância da diáspora na projeção externa dos Açores

Autor: Lusa/AO online


De acordo com nota do GACS, Rui Bettencourt, que falava perante mais de 500 pessoas no jantar de encerramento da 31.ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Nova Inglaterra, sublinhou a relevância crescente que a diáspora açoriana assume na economia, na política, na ciência e na ação cívica.


"É nesta dimensão que as interações com a diáspora personificam a cultura de origem, fomentam as ligações económicas e políticas, fortalecem os elos familiares e sociais" afirmou o governante, frisando que "permitem promover os interesses regionais no estrangeiro", bem como divulgar internacionalmente a imagem dos Açores.


Para o titular da pasta das Relações Externas, a diáspora "traz uma dimensão mundial aos Açores" devido ao facto de haver Açorianos em todo o Mundo, reforçando assim a Região porque "onde está um Açoriano estão os Açores".


Na sua intervenção, agradeceu a todos os que colaboram anualmente na organização daquela que é a maior manifestação cultural e religiosa açoriana na diáspora, manifestando o desejo que este continue a ser "fator dinamizador e promotor do valioso património sociocultural que nos é comum".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados